Potencial do turismo regional foi abordado em palestra na ACIOC

Na manhã desta terça-feira (21) aconteceu o Café com Lideranças sob o tema Turismo Regional. Na oportunidade, foram apresentados cases de sucesso e dados sobre o carnaval e o potencial do turismo no meio-oeste catarinense. A iniciativa foi da ACIOC, Unoesc, Rota da Amizade, Fecomércio SC Visitors & Bureau e Prefeitura de Joaçaba.

Na oportunidade, Ana Blanco, Diretora Executiva do Santa Catarina Convention & Visitors Bureau, abordou a importância e a função dos Conventions Bureaus, como é o caso da Rota da Amizade. Destacou em sua palestra a importância dos eventos para o destino e reforçou a relevância do embaixador para o fortalecimento do turismo regional.

O Carnaval de Joaçaba também foi assunto durante o encontro. Na ocasião, Renato Barcellos, gerente da Divisão de Planejamento da Fecomércio/SC, apresentou dados da Pesquisa Fecomércio de Turismo, realizada com os turistas durante o Carnaval em Joaçaba esse ano, 2017. Segundo o levantamento, 87,4% dos entrevistados tem a intenção de retornar a cidade. Em relação a experiência durante o evento, 94% dos visitantes classificaram como Excelente e Bom sua estadia na cidade. A pesquisa também apontou que o gasto médio por pessoa na caidade está em R$ 1.102,75, dividido entre hospedagem, transporte, alimentação, comércio e lazer. 

 

Fonte: Fecomércio/SC

Os índices de avaliação geral utilizados na pesquisa são de mínimo 1 e máximo 5, onde o município atingiu o total de 4,0. A pesquisa apresentou, pontos fortes e oportunidades de melhoria, onde foi aberto um momento para explanações, e os participantes puderam interagir, opinar e sugerir mudanças para o fortalecimento turístico da região.

Ao final, Juliane Oneda, Presidente da Rota da Amizade CVB, apresentou o programa Cadastur e a sua relevância para empresas associadas. A iniciativa foi bem avaliada por todos os participantes e o objetivo, a partir de agora, é realizar mais atividades deste formato na construção de um pensamento coletivo sobre o Turismo Regional. 

 

Fonte: Assessoria de Impensa/Acioc com contribuições da Assessoria de Comunicação da Prefeitura