Sucesso: mais de 150 inscritos na modalidade de Badminton da 45ª OLIEJHO

Durante os dias 4 e 5 de julho foram realizados os jogos de Badminton da 45ª OLIEJHO (Olimpíada Estudantil de Joaçaba, Herval d´Oeste e Luzerna). A modalidade abriu as competições da tradicional competição esportiva e foi organizada pelas três administrações municipais em parceria com a Associação Meio Oeste de Badminton (AMOB).

Mais de cem jogos foram realizados em dois dias de competição. A organização do evento montou seis quadras de Badminton no Ginásio Oscarzão em Herval d’ Oeste. Durante quatro períodos foram disputadas as categorias: pré-mirim, mirim, infantil e infanto-juvenil. O que chama atenção nessa edição é o grande número de alunos inscritos e também de escolas. Foram 10 escolas inscritas com mais de 150 crianças participantes.

A modalidade de Badminton iniciou suas atividades em Joaçaba no ano de 2012 através da Fundação Municipal de Cultura e Esportes e já é exemplo para o estado de Santa Catarina tanto pelo trabalho social que se difundiu por várias escolas municipais, estaduais e particulares, quanto na equipe de rendimento com atletas convocados para a Seleção Brasileira. Hoje a estimativa é que mais de 300 crianças pratiquem a modalidade apenas na cidade de Joaçaba.

O Badminton é um esporte jogado com uma raquete e uma peteca. Os jogos são realizados em uma quadra fechada. A modalidade é muito dinâmica sendo o esporte de raquete mais rápido que existe. Uma de suas características é o Fair Play. O professor e organizador da modalidade na OLIEJHO Anderson Andres explica “além dos ensinamentos físicos, técnicos e táticos da modalidade nos professores tentamos passar valores positivos que sejam levados para a vida das crianças como o respeito às regras, aos adversários e árbitros. Além disso, a postura com a verdade, com o que é correto dentro do jogo é algo que damos muito valor, por exemplo: quando o atleta percebe que em uma jogada a peteca foi dentro e o árbitro não viu ele acusa que foi dentro mesmo o ponto sendo do adversário. Essa construção é feita aos poucos, mas as crianças vão construindo seus valores em cima da honestidade”, afirmou.

RESULTADOS MODALIDADE DE BADMINTON:

Categoria Pré Mirim Masc

Thiago Freitas