Joaçaba conquista Prêmio Município Sustentável
Na última semana, a Federação Catarinense de Municípios – FECAM realizou a solenidade de entrega da 2º edição do Prêmio Município Sustentável. A entrega dos troféus aos vencedores foi feita durante o painel sobre o Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável –IDMS no XV Congresso Catarinense de Municípios, na cidade de Joinville – SC. O município de Joaçaba obteve a 4ª posição no Índice Geral Estadual, com índice de 0,758 e a melhor classificação entre os municípios da AMMOC.
Para o prefeito Dioclésio Ragnini, o prêmio recebido é um estímulo a mais para buscar o desenvolvimento do município. “Ficamos honrados em receber o prêmio. Com os IDMS podemos fazer uma avaliação das políticas públicas, já que é muito importante seguir os indicadores para o planejamento e avaliação na gestão e consequentemente implantarmos políticas cada vez mais eficazes”, afirmou Dioclésio.
O Prêmio Município Sustentável é promovido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM, em parceria com as 21 Associações de Municípios e as instituições que compõem a Rede do Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável (Rede SIDEMS) e tem por objetivo valorizar os municípios que possuem o melhor IDMS, apurada conforme a metodologia publicada na internet.
O IDMS é uma medida que avalia o nível de desenvolvimento sustentável de um município, considerando o equilíbrio no desenvolvimento das dimensões Sociocultural, Ambiental, Econômica e Político – Institucional.
A premiação é dividida em categorias. São considerados os municípios destaques no índice geral, nas dimensões e nas subdimensões do IDMS/2016, conforme os seguintes critérios: os cinco municípios melhores classificados no Índice geral de Desenvolvimento Municipal Sustentável; Os cinco que obtiveram o maior crescimento no valor do IDMS/2016 em comparação ao IDMS/2014 (apenas no índice geral); O município melhor classificado em cada uma das dimensões: Sociocultural, Econômica, Ambiental e Político-Institucional; O município melhor classificado em cada uma das subdimensões: Educação, Saúde, Cultura, Habitação, Participação Social, Gestão Pública e Finanças Públicas; Os vinte e um municípios melhores classificados no IDMS nas suas respectivas Associações de Municípios do Estado; Os vinte e um municípios que obtiveram o maior crescimento no valor do IDMS/2016 em comparação ao IDMS/2014 nas suas respectivas Associações.