Para atendimento de outras demandas na área da saúde e acatando Notificação do CRM, Secretaria de Saúde de Joaçaba encerra atividades do Pronto Atendimento

Com o objetivo de atender outras demandas da área da saúde e em virtude do Conselho Regional de Medicina – CRM ter feito um Auto de Notificação solicitando uma readequação da estrutura física, aquisição de equipamentos e contratação de mais recursos humanos, a Secretaria de Saúde encerrará as atividades do Pronto Atendimento Ambulatorial de Saúde que atende na Unidade Central de Joaçaba, localizada na Avenida XV de novembro, no dia 19 de fevereiro. O CRM notificou o local em setembro de 2016, pois o mesmo, não atendia as necessidades técnicas mínimas para funcionar como Pronto Atendimento. Dessa forma, o fechamento é acima de tudo uma questão de respeito ao órgão que fiscaliza a categoria médica, respeitando a notificação, já que as adequações seriam inviáveis no momento.

Segundo a Secretaria, o PA foi criado para atender a população até que a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h começasse a funcionar. Portanto, a decisão de encerrar os serviços do PA não afetará os atendimentos de urgência e emergência, já que o UPA e o Hospital Santa Terezinha – HUST têm atendimento 24 horas, ao contrário do Pronto Atendimento que funciona de segunda a sexta-feira das 17h30 às 23h30.

Para o Secretário de Saúde interino, Valmor Reisdorfer, essa medida possibilitará o atendimento de outras demandas da saúde, tendo em vista que haverá uma economia de mais de R$ 40 mil mensais. “ Com os valores que seriam gastos com o Pronto Atendimento, a Secretaria de Saúde pretende investir em exames, cirurgias e consultas especializadas que estão esperando atendimento desde 2012”, afirmou Valmor.