Assinado convênio do Programa Eficiência Energética
Foi assinado na tarde desta segunda-feira (09) o convênio do Programa de Eficiência Energética, no qual Joaçaba é o único município do estado contemplado. Participaram do encontro o governador Raimundo Colombo, o prefeito Rafael Laske, o vice Marcos Weiss, o gerente regional da Celesc, Elói Hoffelder, o diretor da Celesc, James Giacomazzi, o presidente da Celesc, Cleverson Siewert e o deputado Jorginho Mello.
O convênio prevê a substituição das lâmpadas de sódio, frequentemente utilizadas na iluminação pública, pelas lâmpadas de led. Joaçaba receberá o investimento de aproximadamente R$2,8 milhões, subsidiados pela Eletrobrás. A partir da assinatura do convênio a Prefeitura fica responsável pela licitação da obra.
A economia gerada com o projeto pode chegar a até 50%. “Fico muito feliz em assinar mais um convênio que beneficiará tanto nosso município. Além de economia, as lâmpadas de led darão um aspecto mais bonito a nossa cidade. Agradecemos todo apoio e trabalho do deputado Jorginho Mello e do gerente da Celesc, Eloi Hoffelder, para fazermos parte desse projeto”, afirma o prefeito Rafael Laske.
Aproximadamente duas mil lâmpadas serão substituídas em todo perímetro urbano. As lâmpadas de vapor de sódio de 400 e 250 watts serão trocadas por led de 150 e 100 watts, respectivamente. “O trabalho só dá certo, só gera resultados quando todos batalham pelo mesmo ideal. É um projeto audacioso e estamos muito contentes por fazer parte dele”, salienta o vice-prefeito Marcos Weiss.
Ainda para o governador Raimundo Colombo, com este projeto Joaçaba sai na frente e merece ser reconhecida. “Substituir a iluminação pública com mais qualidade e menor preço é raro. Mas graças à tecnologia, o led ilumina com mais qualidade e intensidade, e ainda assim custa menos. Joaçaba é uma referência para qualquer outro município do estado”, enfatiza.
O objetivo do Programa é estimular o desenvolvimento de projetos de eficiência energética, atendendo a Resolução nº 556/2013 da ANEEL. Os projetos devem promover o uso eficiente e racional de energia elétrica, estimulando a adoção de novas tecnologias e de bons hábitos de consumo para combater o desperdício.