Escolinha de bicicross amplia opção de prática esportiva para crianças

Andar de bicicleta ganhou um novo significado para as crianças que participam da escolinha de ciclismo de Joaçaba, mantida pelo Fundo Municipal de Esporte. Na pista de bicicross (BMX), construída junto à sede campestre do Clube 10 de Maio, meninos e meninas de 6 a 11 anos estão dando as primeiras pedaladas na modalidade radical. As aulas acontecem sempre às terças e quintas, com turmas de manhã e de tarde.

As aulas, ministradas pelo profissional de Educação Física Alexandre Roesler, são de iniciação esportiva, nas quais são abordados os fundamentos básicos, sem risco à segurança dos participantes. “Os pais podem ficar tranquilos. Estamos fazendo um trabalho bem leve. Nosso objetivo não é transformar a criançada em atletas profissionais em dois meses. Eles estão aprendendo o esporte se divertindo”, assegura o professor.

Com atividades gratuitas, todos os materiais necessários para os treinos foram adquiridos pela prefeitura, incluindo 10 bicicletas e capacetes. O transporte até o local também está garantido, inclusive das bicicletas das crianças que desejam usar equipamento próprio. Nesta fase inicial, cada turma é composta por oito alunos, atendendo preferencialmente estudantes da rede municipal de ensino, mas a ideia é ampliar o número e abrir novas turmas.

PROGRAMA DESCUBRA O ESPORTE

A escolinha de ciclismo faz parte do Programa Descubra o Esporte, que está sendo implantado a fim de retomar as atividades de iniciação esportiva em Joaçaba. Ao todo, serão oferecidas atividades em oito modalidades diferentes. As outras opções são: atletismo, badminton, futsal, judô, natação, patinação e xadrez.

De acordo com o diretor do Fundo Municipal de Esporte, Anderson Andres, o objetivo do projeto é massificar a prática esportiva junto às crianças e jovens, criando ambientes favoráveis para a construção da cidadania, disciplina, respeito e qualidade de vida. “Nosso objetivo não é o esporte de rendimento. Estamos retomando o trabalho com as escolinhas para garantir uma base, dando oportunidade para as crianças descobrirem a prática esportiva”, completa.