Membros da Secretaria de Aviação Civil – SAC visitam o Aeroporto Santa Terezinha

Na manhã desta quarta-feira (02) membros da Secretaria de Aviação Civil – SAC e da Secretaria de Infraestrutura do Estado de Santa Catarina visitaram Joaçaba com objetivo de vistoriar o projeto de ampliação do Aeroporto Santa Terezinha. Além de Joaçaba, os municípios de Chapecó, Correia Pinto e Lages também receberam a visita.

Durante a manhã a comitiva foi recebida por autoridades regionais, entidades e empresários na sede da ACIOC. De acordo com Márcio Maffili, coordenador da SAC, o aeroporto de Joaçaba é o que está com as tratativas e projetos adiantados. “O aeroporto de Joaçaba já está na fase final de projetos e conclusão de estudos ambientais e é o mais adiantado dentro do Programa de Aviação Regional. Depois da conclusão dos estudos ambientais, seguimos com o anteprojeto e depois vem a licitação das obras”, explica Maffili.

No período da tarde a equipe também visitou as dependências do aeroporto. “Eu fui 16 vezes para Brasília com o prefeito Rafael, membros da ACIOC e sociedade organizada e nós conseguimos atender em um prazo curto todas as exigências que nos foram feitas. Vamos focar ainda mais nesse projeto e trabalhar com o deputado Jorginho Mello para que tenhamos a garantia desses recursos no ano que vem. A presença da SAC aqui em Joaçaba só demonstra que todo o nosso trabalho teve fundamento sólido e temos todos os requisitos para receber esses recursos”, ressalta o vice-prefeito, Marcos Weiss, que cuida do projeto do aeroporto por designação do prefeito, Rafael Laske.

O Programa de Aviação Regional prevê cinco etapas: Estudo de Viabilidade Técnica (EVT), Estudo Preliminar (EP), Anteprojeto (AP), Licitação e Obras. “Estamos trabalhando muito em cima desse projeto e certamente contamos com o apoio do Governo do Estado que já se mostrou parceiro também para nos auxiliar nas indenizações”, comentou em sua fala o prefeito, Rafael Laske.

Saiba mais sobre o Programa Aviação Regional

O Programa de Aviação Regional foi criado em dezembro de 2012 com o objetivo de conectar o Brasil e levar desenvolvimento e serviços sociais a lugares distantes das capitais brasileiras. Para isso, a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República vai investir cerca de R$ 7,3 bilhões na construção ou reforma de 270 aeroportos em todo o território nacional.

Mais de 40 milhões de brasileiros vivem, hoje, a centenas de quilômetros do aeroporto mais próximo da região. O programa trabalha para encurtar essas distâncias, aproximando moradores e turistas dos aeroportos brasileiros. O objetivo é que 96% da população esteja a, no máximo, 100 quilômetros de um terminal aeroportuário.

O investimento é oriundo do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), composto por taxas e outorgas da aviação, e que somente podem ser aplicados no desenvolvimento e fomento do setor. A contratação das empresas responsáveis pelos estudos e obras é feita diretamente pelo governo federal, sem repasse de verbas a estados e municípios.