A VIII Conferência Municipal de Assistência Social desenvolve o projeto para o Plano Decenal de 2016 à 2026

Aconteceu na tarde da última quinta-feira (6) a VIII Conferência Municipal de Assistência Social de Joaçaba no Teatro Alfredo Sigwalt com o tema: “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”. “Hoje a Assistência Social, assim como a saúde, é o ponto necessário para que o desenvolvimento social cresça ainda mais em nossa cidade.” Destaca Marcos Weiss, que no ato representou o prefeito Rafael Laske. Estiveram presente as demais autoridades do poder legislativo e executivo do município, além de representantes de usuários e trabalhadores do SUAS.

A Conferência Municipal é um espaço privilegiado para discutir, conferir e deliberar ações a partir do diagnóstico da realidade em relação ao Sistema Único de Assistência Social – SUAS de Joaçaba. E ainda preparar o próximo Plano Decenal que entrará em vigor em 2016. A palestrante do evento foi a professora Cleony Lopes Barbosa Figur, tratando o tema da Conferência.

Os participantes foram divididos em eixos temáticos para a discussão e elaboração do próximo Plano Decenal. “É importante a participação de todos, deixamos os grupos mistos de trabalhadores e usuários do SUAS para que todos digam no que precisamos e devemos  avançar nos próximos dez anos.” Declara Dorvalina Lang, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.

Na ocasião, foram escolhidos quatro delegados titulares e quatro suplentes para a Conferência Estadual que representarão os usuários, trabalhadores do SUAS, as entidades e o governo municipal levando para apresentar o projeto do próximo Plano Decenal.