VIII Conferência Municipal de Assistência Social acontece em agosto

Na tarde da última terça-feira (7), aconteceu no Auditório Municipal (Antiga Câmara de Vereadores), a segunda reunião de Pré Conferência da Assistência Social, onde são desenvolvidos os eixos que serão discutidos na 8ª Conferência Municipal de Assistência Social que acontece no dia 06 de agosto, as 13h no Teatro Alfredo Sigwalt. “Esses momentos servem como preparação para todos os debates que acontecerá no dia oito, e também como espaço democrático para que todos os envolvidos colaborem para a preparação do próximo Plano Decenal.” Explica Dorvalina Lange, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.

Na ocasião, estiveram presente todas as entidades que fazem parte da Assistência Social, trabalhadores e usuários. Esta foi a segunda reunião das nove que estão programadas para acontecer nos próximos dias.

A 8ª Conferência Municipal de Assistência Social tem como tema a Consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) rumo a 2026. – SUAS que temos e o SUAS que queremos. No ato, será feito uma avaliação do Plano Decenal Social que está em atividade e foi planejado no ano de 2005 finalizando em 2015 e a partir desta conferência, será feito propostas para o Plano Decenal que será elaborado no ano de 2016, para a etapa Estadual e posteriormente Nacional.  “Temos o Pacto Federativo trabalhando conosco, onde a União, o Estado, o Distrito Federal e os Municípios irão colaborar ativamente para a elaboração dos Planos de Assistência Social.” Declara Dorvalina.

As reuniões de Pré Conferência e a Conferência são atos públicos e é importante a participação ativa da comunidade. Será feito debates de diretamente com os usuários para avaliar como está o desenvolvimento da Assistência Social do município. “Convidados a todos para participarem da 8ª Conferência no dia 06 de agosto, devemos entender que este debate hoje, definirá o processo de evolução para os próximos dez anos.” Finaliza Dorvalina.