Inicia implantação da cidade digital em Joaçaba

Joaçaba 09/01/15: Nesta sexta-feira chegaram os primeiros equipamentos para implantação do projeto Cidade Digital. Joaçaba é o único município catarinense contemplado no programa piloto do Governo Federal, que prevê modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia. “Estávamos ansiosos para vencer as etapas burocráticas e fico feliz em ver esse projeto saindo do papel” falou o Prefeito Rafael Laske.

Segundo o coordenador de planejamento do município, que é gestor do projeto, Eulo Balvedi, o projeto consiste: na construção de redes de fibra óptica que interligam os órgãos públicos locais; Disponibilização de aplicativos de governo eletrônico para as prefeituras, nas áreas financeira, tributária, de saúde e educação; Capacitação de servidores municipais para uso e gestão da rede e oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.

Em Joaçaba, serão aproximadamente 13 quilômetros de fibra óptica, divididos em 3 ramais diferentes. Dos três pontos de acesso livre a internet, dois já estão definidos. Um será na Praça Adolfo Konder e outro no novo Terminal Rodoviário. O terceiro ponto ainda aguarda avaliações técnicas para sua definição. Apenas nessa fase de implantação, o investimento supera a marca de 800 mil reais. Esse processo já inicia na segunda-feira com a montagem da central e o inicio da instalação da rede de fibra óptica. A mesma deve durar 90 dias e logo em seguida inicia-se a fase de treinamento e testes para efetivação do projeto.

As cidades que recebem essa estrutura são selecionadas por meio de edital. Em 2012, o Ministério das Comunicações abriu a primeira seleção para o projeto-piloto, em que 80 municípios foram contemplados e Joaçaba é a única de Santa Catarina. Em 2013, o Cidades Digitais foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, o projeto conta, entre outros, com a parceria do Ministério do Planejamento, da Telebras, do Inmetro e do BNDES. A ação é gerenciada pela Secretaria de Inclusão Digital.