Joaçaba vira capital nacional do tênis de mesa
Joaçaba 28/10/14: A comissão organizadora local trabalha nos últimos detalhes para o inicio das competições da 46° Edição do Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa. A estrutura completa, que veio do Rio de Janeiro em três carretas, já está montada no centro de eventos da Unoesc. Segundo a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, foram confirmado mais de 1.200 inscrições, de 78 clubes diferentes que representam 18 Estados da Confederação. "Estamos prontos para a partir desta terça-feira feira, receber atletas de todos os cantos do Brasil. Hoteis, restaurantes e toda uma estrutura está pronta para oferecer a melhor acolhida e organização, típico de outros grandes eventos que nossa cidade já promoveu" falou o Presidente da CCO Local , Celso Felipe Bordin. A competições iniciam nesta quarta-feira às 8 da manhã e a abertura oficial do evento está agendada para sexta-feira (31) às 19 horas.
Segundo a CBTM, realizar um evento desta importância no interior de Santa Catarina, tem como objetivo disseminar a pratica esportiva do tênis de mesa por todo o Brasil. Grandes nomes já estão confirmados, entre eles do mesatenista Hugo Hoyama
Natural de São Bernardo do Campo o mesatenista , atualmente, é atleta do Palmeiras é uma das principais nomes da modalidade no Brasil. Começou a praticar o tênis de mesa com sete anos de idade, no Palestra de São Bernardo, clube de sua cidade. Em 1985 fez um estágio de nove meses no Japão, treinando na Universidade Nihon Daigaku. Na volta, aos 17 anos de idade, foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira adulta. Após a estada no Japão, foi para a Suécia, onde jogou no clube Ranas BTK de 1992 a 1994; na Bélgica, no clube Pantheon Royal Smash e, em 1996, voltou à Suécia, jogando no clube Falkenberg.
Participou das Olimpíadas de Barcelona/1992; Olimpíadas de Atlanta/1996, onde obteve o 9º lugar na prova de simples; Olimpíadas de Sydney/2000, onde foi eliminado na terceira rodada em simples e na segunda em duplas; e Olimpíadas de Atenas/2004. No ano de 2007, nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, Hugo Hoyama, juntamente com Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro, foi campeão por equipes na tênis de mesa masculino, conquistando assim sua nona medalha de ouro, batendo o recorde brasileiro de medalhas de ouro em jogos Pan-americanos, que pertencia a Gustavo Borges (8 medalhas), nadador já aposentado. Nos jogos Pan-americanos de 2011 em Guadalajara, Hugo foi novamente campeão por equipes, conquistando sua décima medalha de ouro, recorde que seria superado pelo nadador Thiago Pereira ainda em Guadalajara.
Joaçabense desponta como grande revelação da modalidade
O jovem joaçabense Daniel Godoi, de apenas 12 anos é a maior esperança catarinense de medalhas no campeonato. Revelado em Joaçaba, Daniel já coleciona títulos internacionais na categoria mirim. Mais recentemente obteve o bicampeonato latino americano e atualmente lidera o ranking nacional de sua categoria. Daniel é fruto do trabalho da APTM (Associação Pró Tênis de Mesa de Joaçaba e Herval d´Oeste) que leva o tênis de mesa a mais de 350 criança das duas cidades de forma gratuita, com o intuito de auxiliar no contra turno escolar e principalmente revelar talento como Daniel.