Dengue: Secretaria de Saúde em alerta
Nesta terça-feira equipes da secretaria municipal de saúde com apoio da gerência regional de saúde de Joaçaba, irão intensificar os trabalhos de combate a dengue. Isso porque no último domingo (02) foi detectado pelo programa de Combate a Dengue, mantido pelo município, larvas dos mosquitos transmissor em armadilhas implantadas no bairro Jardim Alvorada. “Trata-se de um sinal claro que o mosquito já está em nossa região, por isso iremos intensificar nosso trabalho e é claro que a população tem papel indispensável nesse processo, em reduzir ao máximo o acumulo de água parada, que o ambiente ideal para proliferação do mosquito transmissor” revelou Marcos Weiss, secretário municipal de saúde. Apesar da detecção das larvas, até o momento não existe registro de contaminação de dengue no município.
Para esta terça-feira, a secretaria de saúde de Joaçaba, irá deslocar até o bairro profissionais do programa contra dengue e outros profissionais do setor, afim de realizar uma ação pró ativa imediata de combate. Essa ação será destinada em todo o bairro, porém uma área de 300 metros de raio do local onde encontra-se a armadilha terá uma ação reforçada. Esse trabalho consiste basicamente em retirar e acabar com locais que apresentem água parada, além da utilização de pulverizadores.
Investimentos no programa garante resposta rápida
Em dezembro a Prefeitura de Joaçaba adquiriu dois novos veículos para o Programa de Combate a Dengue. Além disso nos próximos dias dois novos profissionais serão contratados e irão reforçar a equipe no município. “Com a onda de calor, que em dezembro já dava sinais, nos deu um alerta para que o combate a essa doença fosse intensificado. Acredito que o que está ao alcance do poder público em parceria com a gerencia regional de saúde, estamos fazendo, mas ao envolvimento da população é indispensável” revelou Marcos Weiss
População precisa ajudar em evitar que focos de larva surjam em outros locais da cidade
Com o encontro de larvas em ambientes monitorados pela Secretaria de Saúde, a população do bairro Jardim Alvorada e de todos os bairros precisam ficar atentos e atuar de forma mais intensa na prevenção, que é a melhor forma de evitar a proliferação da doença.
Ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.
A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.
Como a proliferação do mosquito da dengue é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Para se ter uma ideia, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.
Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.
É bom lembrar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.