Novo Terminal Rodoviário entra em funcionamento

Pontualmente à zero hora do dia 16 de janeiro de 2014, quinta-feira, está programado o inicio das atividades do novo terminal rodoviário de Joaçaba. Após anos de espera pela conclusão da obra, a comunidade poderá utilizar nesta quinta-feira de um novo, amplo e moderno local para embarque e desembarque de ônibus interurbanos. “Estou contente, e com a sensação de missão cumprida. Agora Joaçaba conta com um espaço descente e adequado e principalmente concretizando o nosso objetivo de levar o desenvolvimento para a região alta do município.”Destacou o Prefeito Rafael Laske.

O ato solene de inauguração está previsto para acontecer na próxima semana. A expectativa é que o Governador Raimundo Colombo se faça presente no evento, que ainda terá o seu dia e horário confirmado pelo Prefeito Rafael Laske. Segundo o chefe do executivo, o objetivo é que a rodoviária entre em funcionamento na data prevista e que durante a semana os ajustes necessários ocorram, para que até o dia da solenidade tudo esteja em ordem. “Trata-se de muitos detalhes e novidades, que precisamos verificar seu funcionamento, além é claro da adaptação da população, por isso essa primeira semana será de muitos ajustes ainda” falou.

A quarta-feira promete ser de muito trabalho para deixar todos os detalhes prontos para o funcionamento do local. As empresas de ônibus atuam já na conferencia da infraestrutura necessária para o atendimento a os seus clientes. O novo restaurante já está pronto. A mobília já foi instalada e o sistema de som passará pelos últimos testes. O memorial especial destinado ao senhor Horivil Zago, que empresta o nome ao terminal, já está instalado. Agora os trabalhos se concentram na checagem do sistema elétrico e hidráulico.

Prepare-se para o mudança

Segundo as empresas de ônibus interurbano, todas as linhas previstas para chegarem após a zero hora de quinta, já desembarcaram ou partiram do novo terminal. Aqueles embarques e desembarques previstos para antes da meia noite de hoje ainda usaram o terminal antigo.

Outro detalhes que está já definido diz respeito a oferta de taxis e transporte coletivo. Já na quinta-feira, os taxistas que trabalham no prédio do novo terminal rodoviário. Alguns profissionais revelaram ainda que para atender a população nas primeiras horas irão atuar nos dois terminais.

A empresa de transporte coletivo Estrelatur  confirmou a ampliação de horários de ônibus na linha que liga o novo terminal ao centro. Para essa ampliação de horários, a Estrelatur irá disponibilizar um novo microônibus, que garantirá mais segurança e agilidade no atendimento. Ainda sobre os horários, a empresa revelou que os primeiros 30 dias serão de avaliação e que mudanças poderão ocorrer conforme surgir a demanda da população.

Informações sobre a obra

O novo terminal rodoviário de Joaçaba, teve um custo total de aproximadamente 4,5 milhões de reais e levou 4 anos para ser concluído. A obra foi iniciada em 2008, ainda da administração anterior, com a preparação do terreno. Em 2009 com aporte de verba do Governo do Estado, iniciou-se a faze de construção do prédio. Durante essa fase, as obras foram embargadas pela FATMA, uma que ainda na fase de preparação do terreno acabaram prejudicando a mata nativa e uma nascente de água. A atual administração então realizou os ajustamentos necessários com órgão e conseguiu desembargar a obra, porém nessa etapa, revelou-se que a obra iniciada pelos antigos administradores não previa a construção de acessos ao terminal.

Então a atual administração realizou um novo e completo projeto técnico de construção do pátio de estacionamento e acessos ao novo terminal. Essa segunda etapa consumiu ainda cerca de 2,5 milhões de reais. Por fim ainda a Prefeitura realizou obras complementares como mobiliário, sistema de segurança entre outros.

O novo terminal contará com a oferta de quatro empresas de ônibus, guarda volumes, restaurante, três salas comerciais, posto de fiscalização, sanitários amplos e adaptados a portadores de deficiência, estacionamento amplo e ponto de ônibus exclusivo. Além disso será ofertado no salão do novo terminal, ainda em caráter experimental internet sem fio gratuita.

IMPORTANTE: ENTENDA COMO SERÁ O ACESSO AO NOVO TERMINAL                AOS USUÁRIOS DO NOVO TERMINAL É IMPORTANTE DESTACAR QUE O ACESSO A VEÍCULOS SE DARÁ PELO ACESSO ADOLFO ZIGUELLI, DE FRENTE AO PORTÃO DE ACESSO DA DISTRIBUIDORA BALESTRIN.                 QUE O ACESSO UTILIZANDO O TREVO DA BR 282 É EXCLUSIVO A ONIBUS. CONFIRA NO MAPA.