Conferência discute Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em Joaçaba

Aconteceu na última segunda-feira (09) na Câmara Municipal de Vereadores de Joaçaba, uma Conferência com a finalidade de debater sobre o Planejamento das Ações do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) do município. A oportunidade foi essencial para a realização de discussões, fundamentais para a construção de um plano democrático e que contemple a necessidade de todos.

Estabelecido pela lei 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os municípios deverão definir seus Planos de Resíduos Sólidos, que entra em vigor no mês de agosto de 2014. Uma das principais mudanças impostas pela nova legislação está o estabelecimento da responsabilidade compartilhada entre cada integrante da cadeia produtiva composta por empresas, governo e consumidores.

Visando estas alterações, foram discutidos na ocasião temas que envolvem as possibilidades da gestão consorciada; coleta seletiva, limpeza urbana e associação de catadores; logística reversa; destinação e disposição final e educação ambiental. Todos os assuntos foram abertos para discussões, onde as informações e possibilidades coletadas serão estudadas juntamente com o Comitê Gestor e o Grupo de Sustentação para possível implantação.

Toda a sociedade civil organizada que se interessar em enviar sugestões poderá acessar o site da Prefeitura de Joaçaba: www.joacaba.sc.gov.br, onde em breve será disponibilizada uma ferramenta exclusivamente sobre o assunto. As ações serão desenvolvidas pela Gerência de Meio Ambiente.