Obra da rodoviária é concluída

Aconteceu na tarde desta terça-feira (17) a vistoria final nas obras do novo terminal rodoviário de Joaçaba. Os secretários de infraestrutura, chefe de gabinete e administração, acompanhados dos representantes das construtoras e engenheiro fiscal da obra, confirmaram a noticia da conclusão das obras no local. “O que compete ao município está pronto” afirmou Celso Felipe Bordin, secretário de administração. O início do funcionamento do prédio está previsto para o dia 15 de janeiro, atendendo pedido das empresas de ônibus.

Dentro do prédio os trabalhos agora estão concentrados nas empresas que locaram os espaços disponíveis. O pedido de funcionamento para janeiro, foi justificado pela grande demanda que as empresas de ônibus tem no período de festas. Segundo eles questões como mudança de itinerário, mobília, internet e telefone demandaram mais tempo que o previsto e por ser tratar de uma estrutura nova, falhas poderiam estar suscetíveis o que acarretaria prejuízo ao atendimento devido a grande demanda.

A praça de alimentação já está recebendo a mobília, assim como os demais espaços. “Todo o mobiliário, sistema de som, banheiros estão adquiridos e a disposição para colocação, que deverá acontecer nos próximos dias” destacou Bordin.

O secretário não esconde a sensação de missão cumprida ao confirmar a noticia. “Foi uma obra que tomou muito tempo da administração. Sofremos com a falta de planejamento em 2008 e recebemos uma estrutura que precisou ser totalmente repensada em 2009. Contamos com o apoio indispensável do Governo do Estado que viabilizou grande parte dos recursos para conclusão do prédio e do pátio externo. O importante é que trata-se de um investimento consolidado e que chega ao seu fim restando agora pequenos detalhes para seu funcionamento pleno” revelou. No levantamento inicial, ao todo o novo terminal rodoviário custou cerca de 4 milhões de reias, em obras do prédio, pátio externo, paisagismo e infraestrutura de mobiliário e outras demandas.

O Prefeito Rafael Laske, comemorou a noticia. “Muita gente não imagina o desafio que foi para concluir essa obra. Recebi apenas um prédio com início de obras. Tivemos que repensar e fazer todo o projeto da parte externa que não existia de fato e ainda buscar os recursos para a obra. O importante é que chegamos a um passo final e definitivo. Só tenho a agradecer ao Governador Colombo que foi sensível quando apresentei a situação e disponibilizou os recursos necessários” falou Laske, revelando que o ato de inauguração deverá acontecer também em janeiro com a presença do Governador.

Utilização do antigo prédio já é avaliada

Com a conclusão do novo terminal rodoviário, a administração já avalia a utilização do antigo prédio da rodoviária. Segundo Bordin, a prioridade é reduzir os custos de alugueis de diversas entidades do município. “Hoje a administração gasta com alugueis de secretárias, órgãos de atendimento ao cidadão e com o prédio vago, poderemos realocar essas estrutura para esse espaço e assim gerar mais economia ao cofres públicos” revelou Bordin, reforçando ainda que a mesma estratégias será usada para o espaço onde atualmente é usada pela Câmara de Vereadores, que também em prevê contará com espaço próprio.

Uma reforma geral no prédio do antigo terminal está confirmada. Atualmente a administração trabalha no projeto técnico de utilização e melhorias e prevê a publicação da licitação para o início do ano que vem.