Joaçaba está entre as 42 cidades catarinense que geram mais riqueza do que gastos públicos

Semana de boas noticias para Joaçaba. O Município está no grupo de 7,8% das 5.292 cidades brasileiras que constam levantamento que definiu qual cidades geram mais impostos do que gastam com custeio da máquina pública. Os números calculados pelo Estadão Dados com base na pesquisa do Produto Interno Bruto (PIB) dos Municípios de 2011, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no fim de dezembro. Em Santa Catarina Joaçaba está entre as 42 que apresenta balança positiva e entre as 20 com o melhor saldo positivo.

A grande maioria dos municípios brasileiros tem gastos públicos maiores do que o que sua economia gera de imposto sobre a produção, somando as arrecadações municipais, estaduais e federais. No total, apenas 417 cidades brasileiras geram mais dinheiro público do que gastos. Elas são as responsáveis pelo superávit usado nos outros 4.875 municípios que apresentam gastos maiores que o arrecadado em impostos.

Nessa conta, de acordo com a metodologia do órgão, não entram apenas os gastos públicos das prefeituras, mas todos os gastos das três esferas do Executivo. Além disso, investimentos não contam como gasto público – são levados em consideração apenas as despesas de custeio, ou seja, pagamento de aposentados, transferências de renda, salário de servidores, gastos de manutenção de órgãos públicos, entre outros. Já os impostos são aqueles que incidem sobre a produção, como IPI e ISS, já que o levantamento foi feito com base na lógica da oferta.

O Prefeito de Joaçaba Rafael Laske comemorou a noticia e afirmou que o dado serve como prova concreta do modelo de gestão financeira eficaz. “Quando recebi a prefeitura, não conseguia obter empréstimos, tínhamos uma lista vasta de precatórios a pagar, divida com a COHAB entre outros. Hoje não temos divida com fornecedores, nossos salários são pagos em dia e principalmente tivemos a contas aprovadas sem restrições pelo Tribunal de Contas.” Falou Laske.

O Prefeito ainda desabafou ao revelar que muita gente fala da gestão municipal sem conhecer a fundo os dados e acabam fazendo um juízo de valor errado. “Quando assumi eram diversas secretarias, hoje cortamos pela metade esse número. Em proporção a arrecadação, somos um dos municípios que menos gasta em cargos de comissão. Os número do Estadão, que é uma das publicações mais respeitadas do Brasil acaba de confirmar isso” destacou.

Laske ainda enalteceu o trabalho do setor de finanças do município, que desde do início da sua gestão vem atuando no controle dos gastos. “Nossa secretária de finanças Iria Torrico é um peça chave em nossa gestão e graças ao seu controle, seja das grandes despesas até as menores faz com chegássemos a esse ótimos índice. Agora é hora de manter a disciplina e garantir que com mais recursos sobrando, ainda mais obras aconteçam” finalizou o Prefeito.