Adolescentes de Joaçaba realizam testes do Censo Esportivo Escolar 2013

Joaçaba 18-09-2013: O Censo Esportivo Escolar 2013 trabalhado pelos professores de Educação Física da FMCE, juntamente com os professores do curso de Educação Física da Unoesc e Laboratório de Fisiologia está sendo desempenhado diariamente no Município. Em algumas escolas como no Frida Regensburger, Dulce de Queiroz, Nossa Senhora de Lourdes e Julieta Lentz Puerta as coletas já foram finalizadas. Na Escola Frei Bruno e Nelson Pedrini os testes pretendem ser finalizados na próxima semana.

Esta pesquisa traça um perfil completo dos estudantes de 8 a 17 anos sobre seus hábitos, aptidão física, composição corporal, nível de atividade, tempo em atividades sedentárias e outras fatores relacionados à saúde. Os testes realizados até então são de flexibilidade, velocidade, resistência, agilidade e força. É importante salientar que as crianças com necessidades especiais também estão sendo integradas nesta pesquisa. Segundo a Superintendente da Fundação Municipal de Cultura e Esportes Mirian Dolzan esta inclusão está sendo muito importante. "Estes alunos fazem conforme podem, é bacana ver o apoio por partes dos colegas e professores para que eles deem o melhor de si, com toda certeza ao fim desta pesquisa chegaremos a surpreendentes resultados", destacou Mirian.

Após a finalização destes testes os resultados serão lançados em  uma planilha onde os professores das Escolas do Município terão acesso ao desempenho de cada aluno. Por fim estes profissionais poderão visualizar talentos e defasagens, que poderão ser trabalhadas no próximo ano. Vale lembrar que a finalidade da pesquisa não envolve apenas rendimento, envolve também a saúde das crianças e adolescentes do Município de Joaçaba.