Saúde: Investimentos até o final de ano devem ultrapassar a marca de R$1,5 milhões

Joaçaba: 10.07.2013 Foi divulgada nesta semana no Diário Oficial da União, que Joaçaba é um dos municípios contemplados pelo Governo Federal com a ampliação, reforma e construção de novas unidades de saúde. Dessa vez, os beneficiados serão os bairros Clara Adélia, Contestado, Vila Remor, Armindo de Medeiros Haro e também os distritos de Nova Petrópolis e Santa Helena.

Conforme explicou o secretário de saúde e vice-prefeito Marcos Weiss, as ordens de serviço para ampliação dos ESF’s (Estratégica Saúde da Família) nos distritos de Nova Petrópolis, Santa Helena e também no Bairro Clara Adélia que beneficiará ainda o bairro Contestado, deverão ser entregues na próxima semana. “Abrimos as licitações na última terça-feira, e na próxima semana já pretendemos entregar as ordens de serviço para que os trabalhos comecem o quanto antes”, disse. Para a reforma e ampliação das unidades de saúde no distrito de Santa Helena e Clara Adélia serão investidos R$ 200 mil. Já no distrito de Nova Petrópolis o investimento será de R$ 40 mil. Os recursos são oriundos de um convênio com o governos estadual e federal e também com contrapartida municipal.

Os bairros Vila Remor e Armindo de Medeiros Haro receberão as novas unidades de saúde padrão do Governo Federal. Ambas são oriundas do Pac 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), e vão beneficiar diversos moradores. O investimento para construção dos novos ESF’s será de R$ 408 mil cada, além do que será investido na aquisição de móveis. As duas obras terão a contrapartida municipal, que ainda não possui um valor definido. A previsão da administração é que todo o processo burocrático encerre no segundo semestre do ano para que a obra possa começar.