Projetos ecologicamente corretos ganham força em Joaçaba

Joaçaba: 05/06/2012 – A reciclagem está cada vez mais presente nas atividades domésticas do cidadão. A Prefeitura de Joaçaba mantém projetos ecologicamente corretos através da Assessoria de Meio Ambiente para incentivar diferentes setores da sociedade a terem uma boa conduta não prejudicial à natureza.

O programa estadual de Coleta Reciclagem e Beneficiamento do óleo de cozinha – “De óleo no futuro”, implantado em Joaçaba em fevereiro deste ano, já coletou mais de 300 litros de óleo de cozinha em escolas municipais, estaduais e instituições privadas. A maior parte do material coletado é enviada a empresa Nutriseara que realiza a filtragem do material, passa por vários processos, até o óleo se tornar biodiesel, e ser utilizado.

Outros projetos também estão sendo feitos no município. O projeto de reciclagem “Recarregue suas pilhas na Escola”, existente desde outubro de 2007, é uma das diretrizes de reciclagem de lixo urbano, visando dar destino adequado às pilhas que vem sendo jogadas no lixo doméstico causando poluição do solo e cursos d'água. Somente na semana passada, foi coletada mais de uma tonelada de pilhas e baterias usadas em escolas do município.

E o reaproveitamento de pneus também é outra atividade que está sendo realizada. O projeto de Coleta de Pneus Ecoponto, existente desde 2008, coleta pneus em desuso em borracharias distribuídas no município. Somente na semana passada, foi coletado cerca de 40 toneladas de pneus. O prefeito de Joaçaba Rafael Laske comemora com as ações que estão ganhando força no município. Nesta segunda-feira, Dia do Meio Ambiente, ele afirmou que os projetos são de extrema importância, não somente pelo impacto positivo, mas pelo estímulo para as pessoas terem maior cuidado no ambiente em que vivem. "Infelizmente o consumo e a produção de lixo será algo constante, por isso o projeto não deve terminar, outro prefeito e outras administrações devem continuar estes projetos” ressalta o prefeito.