Escolata: uma fanfarra feita a partir de material reciclável em Joaçaba
Joaçaba- 28/03/2012: O batuque produzido pelas crianças vem de materiais, no mínimo, diferentes. São panelas, latas de tintas, cabo de vassoura, embalagens plásticas, bambu, entre outros. Aproximadamente 120 crianças coletaram estes materiais e construíram seus próprios instrumentos.
Trata-se da Escolata, um projeto idealizado pelo Gerente de Cultura Giancarlo Baldissera, da Casa da Cultura Rogério Sganzerla. Em parceria com a secretaria de Ação Social e a Fundação Municipal de Cultura e Esporte, o projeto é destinado às crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, antigo PETI(Programa de erradicação de trabalho infantil) e alunos da escola Rotary Fritz Lucht.
Baldissarela afirma que o projeto primeiramente tem uma consciência com a reciclagem de materiais e leva as novas gerações a despertarem a atenção para esta causa. “Além disto, nosso objetivo é desenvolver a disciplina, coordenação motora e quem sabe até, encontrar um novo talento para a música” ressalta o professor.