Prefeitura confirma pagamento do piso nacional aos professores da rede municipal

Joaçaba 28/03/2012: O Prefeito Rafael Laske, ao lado da Secretária Municipal de Educação Marilena Detoni o confirmou ao presidente do sindicato do servidores públicos municipais Derli Francisco da Silva, o pagamento do piso nacional do magistério a todos os professores da rede pública municipal de educação. “É preciso reconhecer a importância dos profissionais de educação e essa é uma das maneiras. Depois de muito dialogo e estudos na nossa gestão financeira, obtivemos o aval positivo para o pagamento do que é justo e de direito dos professores” falou o Prefeito Rafael Laske.

Segundo a secretária de educação Marilena Detoni, o Ministério da Educação divulgou em fevereiro que o piso salarial nacional dos professores foi reajustado em 22,22% e seu valor passa a ser de R$ 1.451,00 como remuneração mínima do professor de nível médio e jornada de 40 horas semanais. “Iremos cumprir com a determinação que é mais do que merecida e serve como incentivo ao trabalhos dos nossos professores.” Explicou Detoni. Para o Presidente do Sindicato do Servidores Públicos, Derli Francisco da Silva, a iniciativa da administração é um sinal do respeito com todos os profissionais e que graças ao bom trânsito com os chefes do poder executivo a negociação aconteceu de forma tranquila e coerente. “Trata-se de mais um ganho que dá aval ao nosso trabalho de defender os interesses dos funcionários públicos” destacou.

Segundo o MEC, a correção reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2011, em relação ao valor de 2010. O piso aplicado em 2011 foi de R$ 1.187, e em 2010, de R$ 1.024. A aplicação do piso é obrigatória para estados e municípios de acordo com a lei federal número 11.738, de 16 de junho de 2008.

Como foi determinado pelo MEC, o pagamento do piso é valido a partir do mês de janeiro desse ano. O Prefeito fez questão de a determinação fosse cumprida, e já nesta sexta-feira (30) os professores irão receber o piso e mais a diferença dos meses de janeiro e fevereiro. “Sou filho de professores e sei como esse profissão é importante para toda a sociedade. Longe de demagogia, pagar o piso é mínimo que devo fazer para esse profissionais que se dedicam a educar as nossas crianças em nossas escolas públicas. Lutei muito para que isso fosse possível e sinto-me feliz em poder dar essa noticia” finalizou Laske.