Iniciada obra de ligação Vila Pedrini à Vila Cordazo

Joaçaba 28/03/2012: Aconteceu na noite desta terça-feira, na sede do centro da melhor idade, no bairro Vila Pedrini, o lançamento oficial e a formalização da entrega da ordem de serviços para a recuperação e pavimentação da Rua Antônio Nunes Varela. Obra orçada em mais de 3 milhões de reais, concretiza o maior projeto dessa natureza no município. “Para mim, enquanto Prefeito é uma satisfação poder trazer essa boa noticia para a comunidade. Depois de tanta luta e empenho ver esse projeto, prometido há anos para essa população, transmite a sensação de dever cumprindo.” Falou o Prefeito.

O ato, que foi prestigiado por membros das comunidades dos quatro bairros beneficiados diretamente, (Vila Pedrini, Jardim Itália, João Paulo II e Vila Cordazo), autoridades locais e regionais demonstrou a importância da obra. “Para nós moradores é uma alegria muito grande ver as maquinas já trabalhando. Foram tantas as promessas que nem acreditávamos que isso seria mais possível” destacou João Valdir Bortolli, morador da Vila Cordazo.

O secretario de administração Celso Felipe Bordin, destacou os esforços e o trabalho intenso da administração para vencer as barreiras burocráticas para viabilizar a obra. “Essa administração herdou algumas dividas que precisavam ser sanadas para a liberação de crédito. Foram anos de trabalho intenso para poder liberar a Prefeitura de Joaçaba a viabilizar esses recursos” revelou Bordin. Na sequencia o secretario de infraestrutura, Venilton Telles, fez uma breve apresentação, dando detalhes da obra e apresentando o projeto. “Foi necessários realizar uma série de adequações, visando principalmente à mobilidade urbana e o a segurança no trecho” salientou.

O evento ainda contou com a presença do diretor do Badesc Justiano Pedroso, que fez questão de destacar o empenho da administração na liberação dos recursos. “O Badesc é o principal parceiro dessa iniciativa e eu sou testemunha de como os membros da administração lutaram para iniciar imediatamente essa obra. Parabéns ao Prefeito pelo empenho e lutamos, nós do Badesc ficamos felizes em ver mais essa grande obra saindo do papel depois de tanto esforço e luta” acrescentou.

O Prefeito Rafael Laske encerrou o ato, dirigindo-se diretamente aos moradores presentes. “Minha função é essa, é vir aqui depois de tantos encontros para trazer essa boa noticia. Em muito breve todos poderão contar com essa obra sonhada a mais de 20 anos e muito prometida. Fiquem tranquilos que em muito breve vocês não terão mais que enfrentar barro ou pó.” Afirmou.

A Obra!

Segundo os dados de Secretaria de infraestrutura, a pavimentação e recuperação da porção urbana da Rua Antônio Nunes Varela, será dividido em duas partes, sendo a primeira a pavimentação em estrada de terra, no trecho que compreende o entroncamento da Rua entroncamento da Rua Amábile Falavinha até o fim da porção urbana do bairro Vila Cordazo, em uma extensão de aproximadamente 1.700 metros. A segunda etapa é a recuperação do trecho pavimentado da Rua Antônio Nunes Varela, que corta o bairro Vila Pedrini, mais precisamente do entroncamento da Rua Duque de Caxias (acesso Adolfo Ziguelli até a Rua Amábile Falavinha, com extensão de pouco mais de 1.400 metros). Somando os dois trechos são mais de três quilômetros de obras, atendendo diretamente 900 famílias e mais de 6 mil pessoas.

Ações de implantação do sistema de esgotamento sanitário e drenagem pluvial profunda já estão em sua fase final de execução. “A Simae já trabalho no trecho 1 e agora estamos focados na ações de drenagem no trecho 2” explicou Telles. A obra ainda contará em alguns trechos com sarjeta e acostamento. Destaque para implantação de terceira nas proximidades da entrada do bairro Vila Cordazo e passeio público em toda a extensão da obra do trecho 1, seguindo o padrão de passeios estabelecido pela administração, além disso ainda serão implantadas lombadas, faixa de pedestres e toda a parte de sinalização vertical e horizontal. Confira abaixo alguns números da obra.

A Obra em Números:

è Extensão Total: 3.170,98 metros

Etapa 1: 1.726,71 metros

Localização: do entroncamento da Rua Amábile Falavinha até o fim da porção urbana do bairro Vila Cordazo

Etapa 2: 1.440,27 metros

Localização: Entroncamento da Rua Duque de Caxias (acesso Adolfo Ziguelli até a Rua Amábile Falavinha);

è População Atendida: 6.000 – 900 Famílias

è Valor do Investimento: R$ 3.595.887,53

Origem dos Recursos – BADESC

à Área Total a ser Pavimentada:

28.154,57 metros quadrados;

à Bocas de Lobo: 83 unidades