Prefeitura e Unoesc apresentam campanha de conscientização para uso de sacolas ecológicas

A Prefeitura Municipal de Joaçaba, realizou nesta sexta-feira, uma importante reunião envolvendo as principais entidades representativas do comercio e meio ambiente da cidade. Em pauta a apresentação da campanha de conscientização, desenvolvida pelos cursos de comunicação da Unoesc, visando atender a necessidade para aplicação da lei municipal, nº 3894 de 11 de agosto de 2009, que "determina obrigatoriedade da substituição do uso de sacos de lixo e sacolas plásticas comuns pelos sacos e sacolas biodegradáveis”, prevista para entrar em vigor em setembro. “Foi muito positivo o encontro, conseguimos na minha avaliação dois avanços. O primeiro é a campanha, que está muito bem elaborada e a segunda é uma flexibilidade nos prazos para aplicação da lei” declarou Marcelo Montovani, que responde interinamente pela assessoria de meio ambiente. “Antes da lei, precisa haver uma mudança de cultura”, comentou Vitorino Proner, integrante da diretoria da CDL.

A campanha desenvolvida pela Unoesc, tem como principal objetivo mudar as concepções e as atitudes da população, mas focar principalmente nas crianças, que são elas que devemos ensinar desde cedo que a natureza precisa de ajuda e que mais que isso nós um dia vamos precisar da natureza. Além disso a campanha também visa à conscientização da população de Joaçaba e região sobre os benefícios ao utilizarem sacolas retornáveis e fazer um alerta dos cuidados e das melhorias que devem ser feitas nos hábitos diários, para que os impactos sejam menores, e para que as pessoas tenham consciência dos danos que a natureza vem sofrendo.

Com a apresentação do trabalho desenvolvido pela universidade, o debate concentrou-se nos prazos de aplicação de lei, contando com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Francisco Moreira Lopez e do vereador José Junqueira. Os representantes do legislativo foram categóricos em concordar de que a lei só terá o efeito esperado com o trabalho de conscientização. “Esse trabalho da campanha poderia ter iniciado antes, mas entendemos os motivos da administração e principalmente do setor de meio ambiente que passa por mudanças” disse o presidente. Já o vereador Junqueira concordou que sem a compreensão dos consumidores, as novas regras correm o risco de não ser cumpridas. “Não queremos que essa, a exemplo de outras leis, também fique na gaveta”. Ele comprometeu-se então a propor à Câmara estender o início da vigência para depois de uma campanha de conscientização, já proposta pela agência experimental da Unoesc Joaçaba. As peças publicitárias foram apresentadas por uma acadêmica e professores do curso de Publicidade e Propaganda e prevêem atividades principalmente junto ao público infantil.

“Acreditamos que serão as crianças as principais responsáveis por comunicar aos adultos a necessidade de trocar as sacolas que poluem pelas que não causam danos ao meio ambiente”, afirmou a professora Silvia Simi dos Santos. Entre as ações planejadas, está a confecção de cartilhas educativas, folders, site e blog, além de anúncios na mídia local. Como materiais de apoio, camisetas e sacolas de tecido estampadas com a logomarca, especialmente desenvolvida para esse fim. A próxima reunião do grupo deve tratar sobre os recursos financeiros necessários e possíveis apoiadores da campanha.