Prefeitura reforça bibliotecas de suas escolas

Todas as instituições de ensino públicas e privadas do país deverão ter bibliotecas, segundo lei sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (25). Porém, o que agora é lei, já estava sendo cumprindo há muito tempo pela administração de Joaçaba. A proa disso aconteceu nesta terça-feira, quando a secretaria de educação Marilene Detoni  juntamente com o Prefeito Rafael Laske, realizam a entrega de mais de dois mil novos livros adquiridos, justamente para reforçar a estruturas em todas a unidades de ensino que contam, cada uma com sua biblioteca. “Isso demonstra seriedade, mas antes de qualquer estamos mostrando, onde investimentos nosso orçamento de educação. Aqui está a prova, livros de qualidade que irão contribuir para e melhoria do ensino em nossa cidade” destacou o Prefeito Rafael Laske. 

De acordo com o texto, da lei federal "considera-se biblioteca escolar a coleção de livros, materiais videográficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados a consulta, pesquisa, estudo ou leitura". As escolas terão até dez anos para instalar os espaços destinados aos livros, material videográfico, documentos para consulta, pesquisa e leitura. “Estamos absolutamente tranqüilos enquanto isso, até porque nossa meta é cada vez mais melhorar a estrutura de nossas bibliotecas” falou Detoni. 

Ao todo foram adquirida seis coleções de 386 livros cada uma, totalizando, exatos 2.316 novos livros em um investimento que superou a marca de 22 mil reais com recursos próprios do orçamento da educação. Entre os títulos, estão materiais que atendem crianças em faze de alfabetização até o ensino fundamental. “Trata-se de um material de extrema qualidade, tanto didática quanto de apresentação dos livros, em sua estrutura. Estamos levando os melhores autores para cada uma de nossas escolas” comenta a secretária.