ACOMAR recebe recurso da Vonpar
No dia 23 de fevereiro de 2010, estiveram em Florianópolis a coordenadora do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social (Secretaria Municipal de Ação Social) – Maristela Abatti Schüler – e a presidente e o tesoureiro da ACOMAR – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Joaçaba – Jucélia Maia e Gilmar Rodrigues da Silva para assinatura do Termo de Cooperação Técnica e Financeira entre a ACOMAR e o Instituto VONPAR. O evento também objetivou capacitar as organizações para a prestação de contas; consolidar a idéia de Rede em trabalho pela Inclusão Produtiva e comprometer os parceiros com os objetivos e metas negociadas em cada projeto. Além da ACOMAR outros 25 grupos também estiveram presentes e seus projetos apoiados, totalizando R$ 400.000,00 de investimentos.
O Projeto denominado “Auto-Sustentabilidade e Melhoria na Qualidade de Vida dos Associados da ACOMAR de Joaçaba” receberá o valor de R$ 17.100,00, em duas parcelas, que serão aplicados em: 01 prensa com capacidade para prensar 330 kg de material reciclado; EPI´s – Equipamentos de Proteção Individual – (luvas, botinas, capas de chuva, óculos protetor, protetor auricular); Agasalhos de Uniforme para identificação dos Associados; Transporte de ônibus dos associados para visita técnica e alimentação na Arxan (Xanxerê) ou Verde Vida (Chapecó) e Seminário sobre Reciclagem.
O Instituto VONPAR financia projetos de inclusão produtiva para populações em situações de risco social e exclusão econômica, com foco em organizações populares atuantes em processos de reciclagens de materiais, envolvendo catadores e recicladores das periferias urbanas do Estado. Destina-se a apoiar, exclusivamente, organizações sociais que visem potencializar a inclusão econômica e a promoção social de famílias, mulheres e jovens adultos, em sintonia com as políticas de proteção orientadas pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS.
Situada na Rua Antonio Gonzaga, s/n esquina com a Rua Aquiles Pedrini (próximo à Bonato Couros) a ACOMAR atua no município de 2005, surgiu com o intuito de gerar trabalho e renda para algumas pessoas com dificuldade de acesso ao mercado de trabalho formal devido à baixa escolarização e qualificação profissional. Hoje conta com 16 trabalhadores, entre catadores e recicladores que, aliados com a preocupação com o meio ambiente através da reciclagem faz deste processo um espaço de inclusão e sustentabilidade de suas famílias. Segundo dados da Assessoria de Meio Ambiente do município (janeiro 2009), são coletados por empresa contratada cerca de 180 toneladas de lixo por mês, sendo que a ACOMAR coleta com o trabalho dos carrinheiros e de doações de empresas e pessoas físicas, 30 toneladas de material reciclável.
Além da divulgação do trabalho da ACOMAR, a atual diretoria da Associação articula com os diversos setores da comunidade para que a coleta seletiva pública seja instalada no município e estes materiais sejam disponibilizados integralmente para a ACOMAR favorecendo assim a inclusão econômica de mais famílias.