Alunos do PROERD se formam em Joaçaba

PROERD completa 10 anos de atuação na região, onde Policiais Militares ministraram aulas a alunos das 4ª séries.

Mais de 7 mil alunos fizeram parte dos encontros de orientação do Programa Educacional de Resistência ás Drogas e à Violência (PROERD) em Joaçaba, que tem como ponto central a prevenção ao uso de drogas.A Secretaria de Educação em parceria com a Polícia Militar (PM) realizou o projeto, no segundo semestre deste ano, em escolas municipais. Que atendeu 283 alunos das 4ª séries, com idade média entre 9 a 12 anos, que recebiam as aulas, todas as quartas-feiras. As escolas que receberam o projeto foram o CERT – Centro Educacional Roberto Trompowsky, Clara Zomkowski, Nossa Senhora de Lourdes, Frida Regensburger, Rotary Fritz Lucht e Menino Deus.

A formatura dos alunos foi realizada neste ultimo dia 30 no auditório Afonso Dresch na UNOESC, e contou com a presença maciça dos alunos, professores, diretores, a equipe da secretaria de educação, autoridades municipais e pais. Todos os alunos receberam o certificado e uma camiseta do programa.

Várias apresentações artísticas culturais marcaram a solenidade, que contou com sorteio de brindes aos alunos que fizeram as melhores redações no decorrer do curso.

Os sorteados foram

1.      Lucas Daniel da silva Tidre – EM Frida Regensburger

2.      Fernanda Luiza Andrei Ribeiro – EM Frida Regensburger

3.      Taise Gros- NUPERAJO

4.      Carlos Eduardo de Lara Becker

5.      Alessandra Moreira- EM Anita Lopes Vieira

6.      Wuliam Alex Detoni – CERT

7.      Fabiana Bruna Marquezini- NUPERAJO

8.      Diomar Machado- EM  N. S de Lourdes

Para o Secretário de Educação de Joaçaba, Professor Sérgio Lazzarini, “é muito mais simples e fácil educar as crianças e conscientizá-las dos problemas relacionados às drogas desde cedo, do que esperar que elas, eventualmente, envolvam-se com esse mal que. Resolvendo o problema o quanto antes, podemos livrar as nossas crianças de vícios e sermos um dos responsáveis para que elas tenham uma vida saudável, livre de qualquer tipo de droga”, diz.

O projeto tem por objetivo oferecer o acesso a informações e conhecimento. Durante 50 minutos, uma vez por semana, os alunos recebem vários conteúdo que expõe situações fictícias, sobre uso de drogas, violência, etc. “Através de apostilas, vídeos e outros materiais os PMS mostram situações relacionadas não somente a drogas ilegais, mas também os problemas que outras como o cigarro e bebidas alcoólicas podem causar”, diz o Secretário.

“O trabalho realizado pela PM é feito da forma mais didática possível e ensina da maneira mais descontraída possível, sempre tendo em mente a seriedade do trabalho”. “Eles levavam tarefas para fazerem em casa e contam com a ajuda dos pais para realizá-las. Não somente as crianças aprendem, mas também os responsáveis por elas. Sabemos até que alguns pais até pararam de fumar, por influência das crianças”, ressalta Lazzarini.

O projeto foi implantado há 10 anos na região. E ajuda a manter as crianças e adolescentes longe dos problemas trazidos pelas drogas. A missão é educar e reunir esforços para o combate à violência, e ao uso de drogas e álcool.

O PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é um programa de caráter social preventivo, posto em prática pela Polícia Militar, junto aos alunos do 4º ano, que encontram-se na faixa etária de 9 a 12 anos de idade. O programa é aplicado nas escolas da rede de ensino público e privado, através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, Escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula.

O PROERD constitui uma forma de atuação das Polícias Militares, voltada para a prevenção ao uso indevido de drogas, às ações de vandalismo e formação de gangues entre jovens.

“A presença de policiais militares nas escolas para a aplicação do PROERD aumenta também a possibilidade de redução de outros problemas locais afetos à segurança pública, aproximando a PM e a própria entidade de ensino à comunidade”, completa o Secretário de Educação, Sérgio Lazzarini.