Reunião com diretores define período de rematrículas e matrículas

Em reunião realizada na última semana, com diretores das escolas municipais de Joaçaba, a Secretaria Municipal de Educação definiu calendário é período de rematrículas e matrículas, que iniciaram nesta segunda-feira (09), para o Ensino Fundamental e Educação Infantil para o ano letivo de 2010.

Os pais deverão estar atentos aos períodos de rematrícula e à documentação necessária para ao ingresso ou reingresso dos alunos”, salienta o Secretário de Educação Sérgio Lazzarini. “A rematrícula refere-se a permanência do aluno já matriculado na escola, sendo obrigatório o comparecimento do pai ou da mãe para garantir a vaga”. Já  a matrícula refere-se ao ingresso de novos alunos na escola.

Na rede municipal o período de rematrículas encerra no dia 19. Entre os dias 23 a 27, a Secretaria Municipal de Educação fará os ajustes inter-escolas. A divulgação de vagas remanescentes será feita entre os dias 02 a 06 de dezembro, e o período de matrículas inicia no dia 07 e irá até 11 de dezembro.

Os pais devem procurar as escolas para efetivar a rematrícula, as unidades escolares funcionam no período da manhã, das 7:30 ás 11:30 e a tarde, das 13:20 ás 17:20.

Documentos necessários:

– cópia certidão nascimento;

– uma foto 3×4;

– comprovante de residência;

– cópia atestado de transferência;– carteira de vacinação, somente para as séries iniciais 1º a 5º

Com o cronograma oficial, os diretores também foram orientados sobre os procedimentos de cedência de passes e transporte escolares para o ano de 2010. “Somente terá direito a passes ou transporte escolar, crianças que residirem a uma distancia superior a 3000 m de uma escola pública da rede municipal ou estadual, e 1500 m na zona rural que ofereça o ofereça o nível de ensino e serie correspondente a faixa etária e situação educacional do aluno”, ressalta a diretora de ensino da SME, Ana Beatriz Brancher.

“Um mapa está sendo confeccionado com base na lei de zoneamento, aprovada na semana passada pela Câmara de Vereadores, que aguarda a sanção do Prefeito Rafael Laske, que define de forma legal os limites e raio, para a cedência de transporte”, ressalta Ana.

Duas escolas municipais deixarão de atender o Ensino Fundamental, passando apenas atender a Educação Infantil. Uma delas é a Clara Zomkosky no bairro Flor da Serra, e a outra é a Menino Deus no bairro que dá o nome a escola. “Essas unidades atendem hoje uma demanda muito pequena, o que acaba gerando custos elevados ao município. Essas crianças não deixarão de ser atendidas, apenas passarão a estudar no CERT – Centro Educacional Roberto Tromposky. As duas escolas atenderão uma demanda muito maior, que é a de crianças de 4 a 6 anos. A SME fará a otimização dos espaços, e reformará as unidades, adequando-o para crianças nessa faixa etária”, finaliza Ana.

A SME estará ainda nesta semana divulgando uma nota oficial esclarecendo as mudanças que irão ocorrer nas unidades escolares, e dando maiores detalhes.

Paula Patussi/ASCOM