Professores municipais encerram primeira etapa da formação continuada em Joaçaba.

Encerrou neste último dia 26 de outubro, a primeira etapa da formação continuada. Com a participação da Zenilde Durli da UNOESC. Durante quatro noites cerca de 50 professores e diretores da rede pública municipal de Joaçaba, estiveram passando pelo processo de formação continuada realizada pela Secretaria Municipal de Educação. A capacitação ocorreu no auditório do CERT, dividida em dois cursos, de duas etapas. O 1º curso iniciou neste dia 28 e encerrou no dia 01 de outubro; e a 2ª etapa que ocorreu entre os dias 26 á 29 de outubro. "A formação continuada contribui para a reflexão e o aperfeiçoamento do trabalho realizado na escola", comenta o Secretário de Educação, Prof. Sérgio Lazzarini.

Desde o início deste ano, a Secretaria Municipal de Educação começou um processo de estudo e de planejamento do sistema municipal de educação, iniciando com formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino.

Um segundo curso, inicia no dia 22 e vai até 26 março, com uma 2ª etapa que ocorre entre os dias 24 á 28 de maio de 2010. Participam do processo de formação continuada diretores e coordenadores pedagógicos, da rede municipal de educação Infantil e do Ensino Fundamental (séries iniciais e séries finais).

Nestes dias 03, 04 e 05, professores e diretores que atuam na educação infantil também passarão pela formação continuada, será as 19h no auditório da ACIOC. E nos dias 09,10 e 11 no CERT. “É necessário o desejo e o interesse de aprimoramento por parte dos educadores, para que juntos possamos atingir ótimos resultados, alavancando a qualidade de ensino”, diz. “Nossos professores estão demonstrando esse interesse. A SME está preocupada com a formação dos professores, por isso está proporcionando essa oportunidade de aprimoramento, promovendo a troca de idéias e aprendizado, com o planejamento de ações para que a educação no município possa melhorar cada vez mais”, completa.

De acordo com Mercedes Luiza Nascimento, Coordenadora Pedagógica de 1° a 9° ano da SME, a profissionalização docente, que os professores acabaram de passar abordou o começo da gestão da educação nacional, o novo ordenamento do sistema municipal de ensino, o próprio sistema municipal de ensino de Joaçaba, currículo e o projeto político pedagógico. “Foi uma oportunidade para que em grupos de estudos, os professores dessem continuidade aos estudos, voltassem literalmente para os bancos escolares, e tornem-se multiplicadores”, diz. “Abordamos nesta capacitação desde a educação nacional, até a municipal, estudando o processo dentro de nossas escolas; os professores sairão da capacitação preparados, entendendo como funciona o sistema de ensino, com uma educação atualizada e reflexiva”, salienta.

A Diretora de Ensino da SME Ana Beatriz Brancher ressalta “teremos que acompanhar as mudanças a nível Brasil, iniciando pela profissionalização dos nossos professores. E a professora Mercedes dedicou-se muito para que a formação continuada iniciasse ainda este ano em Joaçaba, para que juntos possamos construir um projeto pedagógico municipal, dando uma identidade e características ao trabalho educativo realizado em nosso município”, diz.

Os professores tiveram a oportunidade de conhecer melhor a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

A profissionalização docente é um trabalho realizado em rede, com o Núcleo de Tecnologias Educacionais, da Gered 7ª, juntamente com o Conselho Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Educação e o CERT – Centro Educacional Roberto Trompowski, que cede o local para a capacitação.

A capacitação teve por objetivo preparar o quadro de professores seguindo uma metodologia de formação continuada. De acordo com Mercedes,  a profissionalização docente, oferece ferramentas eficazes para o professor enfrentar os desafios e novidades no setor educacional. "Queremos ajudar os professores a criar novas situações de aprendizagem, que sejam integradas com o dia-a-dia dos alunos. E para lidar com seres humanos – não importa se crianças ou adultos – estudar, preparar-se e atualizar-se é fundamental", observa.