Pedalada ecológica reúne cerca de 200 ciclistas

A idéia da pedalada surgiu em razão do dia mundial sem carro, comemorado em 22 de setembro. Trata-se de uma manifestação que visa à reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso massivo de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis, entre os quais a bicicleta é a grande vedete. Em Joaçaba, o evento aconteceu nesse último sábado, contando com a participação de aproximadamente 200 ciclistas, que percorram as principais ruas da cidade, na intenção de motivar as atitudes saudáveis. “Penso que temos que dar exemplo e nesse caso é muito importante por que em nossa cidade existe um grande volume de veículos circulando. Fazer o uso racional do carro é algo de extrema valia” disse o Prefeito Rafael Laske, que se fez presente no evento inclusive andando de bicicleta a frente da pedalada.

Para a assessora de Meio Ambiente, Shely Baggio “A importância do evento é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. Além do que a utilização de bicicletas não polui o meio ambiente e é uma boa alternativa de exercício físico.” Ressaltou.

Durante pouco mais de meia hora e sob o céu azul da tarde de sábado, as bicicletas tomaram conta das ruas. Silenciosas e principalmente não poluentes a bicicletas foram guiadas por pessoas de diversas idades. Ao fim do trajeto, todos que se inscreveram no passeio, concorreram em um sorteio de três bicicletas, que foram gentilmente cedidas por uma empresa que optou pelo anonimato. Além dessa empresa, a Pedalada contou com o apoio direto da Policia Militar, Policia Militar Ambiental, SAMU, Secretaria de Saúde e Secretaria de Ação Social e representantes das escolas públicas e privadas de Joaçaba. “Só temos a agradecer a todos que de uma forma ou outra colaboraram com a primeira edição deste evento. O sucesso faz com que já pensamos em realizar em breve uma segunda edição, com o objetivo de atrair ainda mais pessoas e chamar a atenção para o uso consciente dos veículos” finalizou Baggio.