Alunos da Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes de visitam museu.

As Professoras da Escolas Municipal Nossa Senhora de Lourdes, Elisa (Pré-Escolar) e Gleice (Ciências), desenvolveram um projeto sobre os Animais e para concluir as atividades fizeram uma visita ao Museu Frei Miguel, na cidade de Luzerna, onde os alunos puderam conhecer e observar as várias espécies de animais que viram em fotos e em pesquisas.

“O projeto que aborda as várias espécies animais, também respeita o processo de construção gradativa do conhecimento e atendendo aos diferentes aspectos cognitivos de cada faixa etária, permitindo que cada aluno, possa partir do que já sabe e aprofundar-se em novos conhecimentos”, ressalta a professora do pré-escolar, Elisa.

O Museu Frei Miguel é uma importante referência para o estudo de pesquisadores que se dedicam a estudar a fauna e até a flora. Foi idealizado e organizado por Frei Miguel Witte, nascido na Alemanha em 1885. Frei Miguel veio ao Brasil e passou a maior parte de sua vida em Rio Negro (PR), onde dedicou-se ao Museu e a arte fotográfica. O Museu conta com mais de 300 peças e, entre as que merecem destaque estão um gigantesco gavião real, uma onça pintada, um belo lobo-guará em pé, um jabiru de asas abertas, uma grande coleção de insetos e um esqueleto humano.

O Museu Frei Miguel é dividido em várias sessões, dentre animais, ossos, insetos e amostra da flora. Na sessão das aves, o Museu conta com mais de 97 exemplares de 87 espécies. Conta com exemplares originários do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Europa.

Para a professora de Ciências, Gleice, a visita ao Museu Frei Miguel, diversificou e enriqueceu ainda mais o conhecimento dos alunos, “o encanto foi geral com a quantidade e diversidade de exemplares de animais expostos, já que os alunos só conheciam as algumas espécies apenas por fotos e pelas pesquisas que realizaram”, salienta.

Segundo a Diretora Maria Rodrigues Figueiredo de Oliveira, “para nós professores, é bem significativo poder ter estas opções de estudo fora da sala de aula e encontrar pessoas que se dedicam aos animais que fazem ou fizeram parte da fauna regional”, completa.