Administração já atua no projeto de melhorias no cemitério

“Eu tenho uma boa equipe e por isso poderei realizar um bom trabalho” foi com essa frase, que o Prefeito Rafael Laske, recebeu a fase final do ante-projeto de revitalização do cemitério municipal Frei Edgar. Nesta segunda-feira (31) o Prefeito analisou com critério a ações do administrador do Cemitério, Nelsi Carniel. “Estamos buscando atender todas as medidas indicadas pelo MP e principalmente pensar nesse tema do cemitério a médio e longo prazo, para não se tomar apenas medidas paliativas” avaliou Carniel..

A determinação da administração, através do Prefeito, é que se pense de forma clara, objetiva e principalmente planejada a respeito do assunto. “Não podemos pensar que apenas tirando o cemitério daquele local iremos resolver os problemas. Pedi ao responsável que atue em uma reorganização completa daquele local” explicou Laske.

Segundo o Prefeito, o respeito à área de preservação da margem do rio do Peixe, será cumprida conforme determinação legal. Já está sendo definido que os 30 metros de preservação irá se tornar realidade e que essas ações, serão realizadas em acordo com as pessoas responsáveis pelos túmulos, que por ventura estiveram nessa área. “Ainda está sendo realizado o estudos, não podemos nesse momento, precisar se será necessário algum tipo de translado ou mudança, mas se isso ocorrer iremos atuar da melhor maneira possível” esclareceu Carniel. Toda uma reorganização, como o cadastramento de túmulos, urbanização da área interna e outras medidas, serão iniciadas em breve.

Mas a principal novidade, diz respeito à idéia de uma nova área para o cemitério. Na avaliação da administração, se faz necessário pensar a curto prazo. Por questões diversas, como por exemplo o auto valor dos imóveis em Joacaba, os planos são de utilizar de uma melhor maneira possível o terreno onde já está localizado o cemitério. “Apresentamos o ante projeto de um cemitério vertical, nos moldes de outras grandes cidades, como Curitiba e Porto Alegre. Trata-se de uma idéia inicial e que deverá ser melhor elaborada e principalmente discutida. Mas o mais importante é que o Ministério Público já apoio a iniciativa, dando assim crédito a nossa idéia” disse Carniel. A curto prazo a primeira medida já foi tomada e diz respeito a utilização da manta protetora, chamado comercialmente de Invol, que evita a contaminação do solo, pela decomposição de corpos, projeto aliás que está sendo analisado pela Câmara de Vereadores.

No ante projeto, é previsto que em uma área de 3.156 metros, seja construído um prédio de três andares, com capacidade para 860 ossários e 1450 túmulos gavetas. Essa construção ficaria em uma área dentro do próprio cemitério, nas proximidades de onde hoje se localiza a capela mortuária. “Trata-se de um investimento alto, que pode passar as marca dos três milhões. Iremos agora deixar o projeto mais preciso e concreto, para trabalhar na obtenção de recursos a nível federal e estadual que viabilize essa obra. É importante deixar claro a toda a comunidade, que estamos em uma fase inicial de discussão e que assim como todas as minhas ações, pretendemos discutir com toda a cidade a idéia, antes de viabilizar algo de concreto” finalizou o Prefeito.