Desfile cívico de 7 de setembro é cancelado em Joaçaba

Seguindo orientações dos órgãos de Saúde, o desfile de 7 de Setembro, comemorando a Independência do Brasil, foi cancelado, em Joaçaba por medidas de prevenção do contágio com a Gripe A; a atitude visa resguardar a população sobre a possibilidade de contaminação do vírus H1N1, o cancelamento do desfile foi tomado como forma de precaução, já que os órgãos de saúde pedem que sejam evitadas a aglomeração de pessoas.

Além da paralisação das aulas que só foram reiniciadas no dia 21, outras medidas preventivas foram observadas em conseqüência de aglomerações de público e da falta de tempo hábil para os preparativos para o evento, o Prefeito Rafael Laske de comum acordo com o Secretário Sérgio Lazzarini, autorizou o cancelamento do Desfile Cívico-militar que seria realizado no dia 7 de setembro.

O evento reuniria cerca de cinco mil estudantes e representantes de escolas e entidades. Em função de o evento reúne tantas pessoas, o Secretário de Educação, resolveu manter o estado de alerta, visando a prevenção. “Como a SME é a responsável pelo desfile, ficamos preocupados com o envolvimento das pessoas, pois reúne muitas pessoas próximas uma das outras, e considerando ainda a falta de tempo hábil para a preparação do evento; decidimos reduzir as comemorações tradicionais da data, e cancelar o desfile, como uma atitude de precaução”, esclareceu o secretário.

As comemorações alusivas à Semana da Pátria serão realizadas normalmente, durante toda a semana até o dia 7 de setembro na Praça Adolfo Konder, com hasteamento e arreamento de bandeiras, com a participação de alunos da rede publica municipal e soldados do tiro de guerra, conforme programação já elaborada pela Secretaria.  

Acontecerá no dia 01, terça-feira, a Sessão Cívica com a abertura da Semana da Pátria as 8:00 hs na praça Adolfo Konder em frente a prefeitura, com a formação dos soldados do Tiro de Guerra.

No dia 7 de setembro, haverá Sessão Cívica, especial no dia da Pátria, as 10hs (manhã), com a presença de soldados do Tiro de Guerra e da fanfarra de 3 escolas municipais.

As comemorações nas escolas também serão reduzidas para evitar aglomeração de alunos. “Sabemos o quanto é importante para os alunos da rede escolar a comemoração do dia 7 de setembro, mas não podemos deixar de considerar os perigos decorrentes da aglomeração de pessoas ao longo da Avenida e acima de tudo temos de cuidar para que os escolares não fiquem expostos aos perigos proporcionados pela contaminação do vírus da gripe”, ressaltou Lazzarini.

Para o prefeito Rafael Laske, apesar dos cuidados e prevenção com a gripe A, não poderíamos deixar de lembrar o dia da Independência do Brasil, neste dia 7, o evento está sim reduzido, mas tudo para seguir as regras dos órgãos de saúde, que se devem evitar aglomerações”, diz. “Inúmeros municípios já cancelaram os desfiles comemorativos de 7 de setembro visando dessa forma evitar a proliferação da gripe; pensando na proteção dos estudantes e seus familiares, optamos também pela suspensão do desfile e temos certeza de que a população entenderá que essa atitude se faz necessária”, disse o prefeito Laske.

 

ASCOM: Paula Patussi.