Realizada primeira reunião do Plano de Saneamento Básico

Com casa cheia, participação forte e muita discussão, aconteceu a primeira reunião de preparação para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Joaçaba. “Acredito que obtivemos sucesso no encontro de hoje, porque os lideres comunitários atenderam nosso pedido e se fizeram presentes, só temos a agradecer a esse primeiro e importante passo, que foi repleto de sucesso” avaliou Elizabet Sartori, presidente do conselho executivo do Plano.

Sob o comando dos consultores da empresa Eco-eficiencia, contrata especialmente para atuar no auxilio de elaboração do plano, mais de cinqüenta pessoas, a grande maioria presidente de associação de moradores, tanto do perímetro urbano quando rural, ficaram sabendo com detalhes todas as etapas de elaboração do plano. “A idéia foi explicar exatamente o que é saneamento básico e depois todos os passos para que a proposta final seja elaborada dentro das reais necessidades de suas comunidade” disse Cezar Augusto Arenhart, representante da empresa de consultoria.

A reunião aconteceu depois de uma mudança de estratégia do conselho executivo, que observando que no primeiro encontro, ocorrido na ultima semana de julho, não contou com uma participação popular efetiva, optou-se por inverter o processo de mobilização. “Achamos melhor, naquele momento, chamar os representantes das comunidades, para que eles sejam animadores em seus bairros e localidade e motivem todas as pessoas a participar na elaboração do plano” explicou Sartori.

E se a intenção foi mobilizar e animar, durante pouco mais de uma hora e meia, foi possível convencer e principalmente mostrar as essas lideranças a importância do plano. “É muito importante a gente que, foi escolhido para representar nossas comunidades, que sejamos essas mola propulsora do processo de elaboração do Plano de Saneamento” disse o Vilmar Zilio, presidente do bairro Cruzeiro do Sul. Muito além de representar a comunidade, todos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e saber um pouco mais sobre todo o sistema que forma o saneamento básico. “Foi muito legal, porque eu tinha um conceito equivocado de realmente era o assunto, eu achava que se resumia basicamente a questão do esgoto e descobri que vai muito além, englobando até a coleta de lixo” acrescentou.

Também ficou definido no encontro a nova metodologia de elaboração do plano, através das reuniões nas comunidades. Em alguns casos, as comunidades já demonstrando estarem interessadas em estar envolvidas na elaboração do Plano, já realizando antes mesmo do encontro desta quarta-feira, reuniões com os membros de sua comunidade e definindo o que são prioridades e quais os problemas enfrentados em seu cotidiano.

A partir de hoje, todas as residências que são atendidas pelo Sistema Intermunicipal de Água e Esgoto, devem receber junto com sua conta de água, uma cartilha informativa, dando detalhes práticos a respeito do plano e que conta também com um questionário e um espaço especial, para que qualquer possa deixar sua opinião a respeito dos problemas a cerca do saneamento básico para se buscar solução que façam parte do o plano. A coleta dessas propostas bem como das criticas e problemas enfrentados a respeito do saneamento, ficará a cargo da Prefeitura de Joaçaba mas principalmente dos lideres comunitários. Um outro canal para que a comunidade possa participar do Plano de Saneamento, é através do e-mail, pmsb.jb@gmail.com.

Também ficou definido a nova metodologia na realização de coleta de propostas das comunidades, que inicialmente era previsto através de reuniões em pólos que aglutinassem bairros e localidades que ficam próximas entre sim, para que se faça um diagnostico inicial, necessário para elaboração do plano. Foram confirmadas a realização das cincos reuniões previstas anteriormente nas comunidade, porém a data será definida e divulgada pelo conselho executivo do Plano, mas a expectativa é que até a semana do dia 24, os primeiros encontros aconteçam.