Secretária Municipal de Educação viabiliza a participação, de aproximadamente 200 professores da rede pública municipal no II Colóquio da Educação.

Joaçaba: 28/07/2009 – A Unoesc realiza nos dias 29, 30 e 31, no Centro de Eventos do Campus de Joaçaba. O Colóquio reúne profissionais da educação renomados mundialmente e abre um espaço para trocas de experiências e intercâmbio de resultados de estudos realizados nos contextos regional, nacional e internacional. Serão três dias de atividades envolvendo conferências, palestras, minicursos, mesas-redondas apresentações de trabalhos de pesquisas, lançamentos de livros e outros.

A Secretaria Municipal de Educação está viabilizando, a participação de cerca de 220 professores da rede pública municipal no evento. Segundo Sérgio Lazzarini, Secretário Municipal de Educação em Joaçaba, o evento é uma oportunidade para a formação dos professores, e que refletirá diretamente nas aulas. “E com isso inserir efetivamente os sujeitos que se encontram na diversidade, garantindo a permanência, a continuidade e a conclusão dos estudos sem discriminação ou preconceitos”, diz. “Queremos que todas as escolas discutam questões de inclusão e do respeito à diversidade no currículo e na organização do espaço escolar”, explica Lazzarini.

O II Colóquio Internacional em Educação e o VIII Seminário Regional em Educação irão favorecer o aperfeiçoamento de pesquisadores, professores e estudantes, criando espaços e dando-lhes oportunidade de expor os resultados de suas investigações. Além de compartilhar novos conhecimentos produzidos na área da educação, o Colóquio oferecer a oportunidade aos professores das redes municipal, estadual, federal e particular de aprofundamento de estudos em questões relativas ao currículo, à diversidade e às políticas públicas.Proporciona ainda aos estudantes de graduação, especialização e mestrado um espaço de reflexão e aprofundamento das questões educacionais. Possibilitando o intercâmbio de idéias entre pesquisadores de universos culturais e disciplinares diferentes.

O II Colóquio Internacional em Educação a Joaçaba, profissionais de universidades de Portugal, Espanha, Argentina e Chile na área do ensino, pesquisa e extensão trazendo como tema central “Currículo, diversidade e políticas públicas”.

O Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Unoesc Campus de Joaçaba, professor Dagmar Mena Barreto, presidente da Comissão Organizadora, afirma que o Colóquio atende à proposta de formação continuada e reforça o caráter comunitário da Instituição, comprometida com as pessoas da sua comunidade. “Um dos objetivos é manter contato com as secretarias de desenvolvimento regional do estado e secretarias de educação dos municípios visando alinhar as ações da Unoesc com as necessidades de capacitação e formação continuada nas diferentes localidades do Estado”, diz.