Prefeitura inicia trabalhos de elaboração de Saneamento

Joaçaba: 22/07/09: Aconteceu no final desta terça-feira (21) o lançamento dos trabalhos de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico do município de Joaçaba. O prefeito Rafael Laske juntamente com a presidente do grupo executivo do plano, Elizabet Sartori, deram detalhes sobre o início dos trabalhos. “Nosso maior objetivo é elaborar um projeto realmente participativo, por isso contamos com a presença de toda a comunidade nas reuniões de discussão” falou Sartori.

Todo e qualquer planejamento tem o objetivo principal de mudar comportamentos e paradigmas para construir um futuro melhor que o da situação presente. “Assim, um plano de saneamento básico tem como objetivo, ao analisar as atividades setoriais de água, esgoto, lixo e drenagem, e os vetores de transmissão de doenças que a falta destes serviços potencializam, mudar a situação atual para uma situação melhor no futuro.” Falou o Prefeito Rafael Laske.

O plano em tem alguns aspectos fundamentais, sendo que o primeiro deles é a construção do plano através da participação popular. “Essa participação popular é fundamental, porque o plano quer mudar comportamentos e, portanto o processo de se fazer o plano é mais importante que o resultado. E a participação popular é o processo democrático de conscientização da população para seus problemas e as possíveis soluções.” Falou durante o encontro Elizabet

Muitas das soluções, irão além do próprio entendimento popular, por isso se faz necessário abordagens técnicas. “Neste momento entram os técnicos que fornecem opções de solução para diversos problemas apresentados e diagnosticados pela comunidade” explicou o Prefeito, acrescentando que o, plano terá dois lados que devem ser equilibrados, que é a participação popular e a abordagem técnica. Ao final o plano será convertido em uma linguagem jurídica, pois se transformará em uma lei que será votada pela Câmara dos Vereadores para daí sim ser colocado em prático.

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes) apontou Santa Catarina como o segundo pior estado em tratamento de esgoto do Brasil, na frente apenas do Piauí. De acordo com o levantamento, 12% da população urbana tem saneamento adequado. A Casan, empresa que administra o esgoto, apresenta um percentual um pouco melhor, de 15%.

No caso especifico de Joaçaba, aproximadamente 45% da cidade já conta com saneamento básico. “Precisamos pensar sempre em evoluir e não é admissível, pelo fato de estarmos com uma boa parcela da cidade atendida que não se precisa falar no assunto, temos os outros 55% para ser pensado e executado” falou o Prefeito.

A execução do Plano de Saneamento é uma exigência da lei federal 11.445 de 2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal de saneamento básico. O texto estabelece um prazo até o final de 2010 para que o plano esteja pronto, caso contrários recursos, a nível federal destinados para o setor de saneamento, não poderão ser mais acessados ou disponibilizados.

Segundo o Prefeito, o mais importante é atuar de forma organizada e planejada. “Estaremos discutindo o que precisará ser feito para os próximos vinte anos. Pensamos que só assim saberemos exatamente onde atuar para tentar chegar, a quem sabe um dia 100% no atendimento no saneamento em nossa cidade” prevê Laske.

O primeiro passo será a realização de reuniões nas comunidades. Para obter êxito, o conselho executivo do plano conta com o apoio direto das associações de moradores. “Eles serão a nossa principal ferramenta para conseguir o contato direto com a população. É nesse momento em que eles mostram a força como representantes do povo” reforçou Sartori. As reuniões iniciarão na próxima terça-feira, dia 28 de julho, no salão da comunidade do Bairro Cruzeiro do Sul. “Contamos com a participação de toda a comunidade, porque agora é o momento de apontar as necessidades e anseios a respeito do saneamento.” Finalizou Laske.