Prefeitura confirma apoio na oficina do empreendedor em Joaçaba

Joaçaba: 21/07/09: Durante um encontro realizado no início desta semana, a Prefeitura Municipal de Joaçaba confirmou apoio total a realização da Oficina do Empreendedor Sebrae, agendada para ocorrer dos dias 21 a 23 de Agosto. “Queremos ser um dos principais apoiadores do Sebrae em Joaçaba. Eventos como esse, ajudam no desenvolvimento econômico do município de forma singular, nós estamos sempre ao lado de quem está disposto a fazer com que a cidade cresça e essa trata-se de uma grande oportunidade” falou o Prefeito Rafael Laske.

A Oficina do Empreendedor Sebrae, intitulada “Iniciando ou Administrando o Seu Próprio Negócio”, trata-se de um evento de orientação para empreendedores que desejam iniciar uma atividade empresarial e para empresários interessados em melhorar o desempenho da sua empresa, através de diversas atividades, cursos e consultorias gratuitas. “É sem dúvida a melhor oportunidade no ano, para os empresários de Joaçaba e de toda a região, em contar com um espaço único para formação e esclarecimento de dúvidas. É bom que toda a comunidade participe, porque será possível em um único local contar com a presença de diversos profissionais e consultores empresariais, levando algo de suma importância que é o conhecimento” falou Spyros Achylles Diamantaras, gerente de comunicação e mercado do Sebrae Santa Catarina.

Segundo informações pesquisas empresariais de 2008, o Brasil ocupa a 13ª. posição no ranking mundial de empreendedorismo e a 3ª. entre os integrantes do G-20, grupo que congrega importantes países industrializados e emergentes e que juntos representam por volta de 90% do PIB mundial e 80% do comércio internacional. De cada 100 brasileiros em idade adulta 12 realizam alguma atividade empreendedora, ou seja, cerca de 14,6 milhões de brasileiros. A pesquisa revela também que, pela primeira vez em nove anos (desde que foi criado o estudo no Brasil), inverteu-se a proporção entre as pessoas que empreendem por necessidade e oportunidade. Para cada brasileiro que empreende por necessidade, há dois que o fazem por oportunidade. Ainda assim, levantamentos do SEBRAE/SC indicam que a falta de planejamento e de capacitação gerencial estão entre as principais causas do índice de empreendimentos mal sucedidos, juntamente com outros fatores tais como tributação elevada, excesso de burocracia, dificuldades de acesso a crédito, etc.

Por isso, um dos grandes desafios do SEBRAE/SC é fazer com que toda empresa tenha seu plano de negócio, orientações práticas sobre gerenciamento, legalização e acesso a crédito para aumentar ainda mais a taxa de sobrevivência dos negócios de pequeno porte que em Santa Catarina que é de 75,9%. "Queremos também contribuir para melhorar a geração de oportunidades e oferecer aos interessados condições de empreender de forma segura, crescer e ter sucesso na atividade empresarial", afirma Sueli Bernadi, coordenadora regional do Sebraae em Joaçaba.

As Oficinas

As oficinas começaram a ser oferecidas em 2005 e estão sendo levadas a todo o Estado pelo SEBRAE/SC em parceria com diferentes instituições, como é o caso da Prefeitura parceira do evento programado para Joaçaba em agosto. Nos últimos 2 anos foram realizados cerca de 25 mil atendimentos em todo o Estado por meio da Oficina Sebrae.

"São ações pró-ativas do SEBRAE/SC para popularizar os serviços de orientação empresarial e divulgar as soluções que a Instituição oferece", explica Spyros. A intenção lembra o gerente é tornar o SEBRAE mais acessível aos empreendedores, especialmente aos candidatos a empresários. “Com esse tipo de atendimento queremos contribuir para a sobrevivência das micro e pequenas empresas", acrescenta Sueli. Segundo dados do Sebrae mais de 70% das pessoas que já participaram das oficinas nunca tinham procurado o SEBRAE/SC. "Estamos democratizando o acesso aos nossos serviços indo ao encontro do empreendedor catarinense, onde quer que ele esteja, cumprindo assim a nossa missão", revela o gerente.

Na Oficina do Empreendedor o SEBRAE vai oferecer, gratuitamente, diferentes soluções para os empreendedores que querem iniciar uma atividade empresarial e para empresários (formais ou informais) que querem melhorar a administração do seu negócio, com cursos e consultoria, loja com publicações, vídeos e informações empresariais. Também haverá atendimento individual com contadores e informações sobre microcrédito. O local aonde o evento será realizado em Joaçaba ainda está em fase de definição. “Assim que tivermos todos os detalhes acertados, iremos realizar uma ampla divulgação. Nosso planos são de realizar pelo menos dois mil e quinhentos atendimentos” finaliza Spyros.