Secretaria de Saúde divulga plano de orientações e organização dos serviços de saúde, devido casos suspeitos pelo vírus da INFLUENZA A (H1N1).

Diante da importância de controle e prevenção da Influenza A (H1N1) no Município e, conseqüentemente no Estado de Santa Catarina, a Secretaria Municipal de Saúde de Joaçaba, produziu este informe à imprensa e população com o intuito de divulgar as ações de prevenção e orientar a população local. Segundo a secretaria de saúde o informe tem o objetivo de reduzir os riscos de transmissão da infecção pela Influenza A (H1N1) na comunidade, “promovendo a assistência adequada e oportuna aos casos SUSPEITOS e CONFIRMADOS. Garantindo o monitoramento das situações epidemiológicas da influenza”, ressalta Ricardo Grando, Secretário de Saúde. 

Para as pessoas que suspeitarem estar infectados, e que apresentarem a doença aguda, com início súbito, com 1 (um) ou mais sintomas como: febre acima de 37,5°c; tosse; dores de garganta;  cabeça e no corpo; dificuldade para respirar. Aliado ao retorno de viagem, nos últimos 7 (sete) dias, de países com a Gripe A, ou ainda o contato próximo, nos últimos 7 (sete) dias, com uma pessoa classificada como CASO SUSPEITO e/ou CONFIRMADO pela gripe A. E para casos confirmados, para pessoas que tiveram sintomas e confirmação da Gripe A, pelo Laboratório de Referência; ou caso SUSPEITO para o qual não foi possível ou não indicada a coleta para diagnóstico E que tenha tido contato próximo com um CASO CONFIRMADO da Gripe A pelo Laboratório. Devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima, nos seguintes horários 07h:00 às 12h:00 e das 13h:00 às 16h:00 e após às 16:00 o Hospital Universitário Santa Terezinha – HUST para avaliação médica.  

Segundo o Secretário de Saúde, somente serão hospitalizados os pacientes classificados como CASOS SUSPEITOS e/ou CONFIRMADOS com manifestações clínicas grave da doença ou fatores de risco para complicações, tais como: imunodeprimidos, como exemplo: pacientes com câncer, em tratamento para HIV e uso de medicação imunodepressora); hemoglibinopatias; diabetes mellitus; cardiopatas; pneumopatias, doenças renais crônicas e gestantes.  “Caso contrário, será recomendado ao paciente sob investigação isolamento domiciliar com monitoramento diário, por até 7 (sete) dias, visando o eventual aparecimento de sinais”, diz. 

O Secretário salienta que a maioria dos CASOS CONFIRMADOS são classificados como leves a moderados e evoluem para a cura. O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA que 99,3% dos casos são classificados como leves a moderados e 0,7% como casos graves. 

Para os pacientes com risco de desenvolver a forma grave da doença, tais como: pacientes com câncer; pacientes em tratamento para HIV; hemoglibinopatias; diabetes mellitus; cardiopatas; pneumopatias, doenças renais crônicas e gestantes DEVEM ADIAR AS VIAGENS para países com transmissão sustentada.  

Caso não seja possível adiar a viagem deve-se manter cuidados como:  

1.      Lavar freqüentemente as mãos;

2.      Utilizar lenço de papel descartável para assoar o nariz;

3.      Cobrir nariz e boca quando tossir ou espirrar;

4.      Evitar contato com olhos, nariz e bocas (beijos, abraços e cumprimentos);

5.      Lavar as mãos após tossir ou espirrar.   

A Secretaria Municipal de Saúde de Joaçaba, esta fornecendo um numero de telefone para plantão, dúvidas e informações sobre a INFLUENZA A (H1N1) – GRIPE A. A pessoas que precisarem entrar em contato com a Secretaria devem ligar para o telefone: (49) 9133 2337.    

INFORMAÇÕES SOBRE INFLUENZA A (H1N1) – GRIPE A  

PARA PESSOAS PRÓXIMAS DE CASOS SUSPEITOS E/OU CONFIRMADOS: 

– RECOLHIMENTO DOMICILIAR VOLUNTÁRIO: se você é próximo de caso suspeito e/ou confirmado de INFLUENZA A deverá evitar ao máximo saídas, principalmente para locais públicos e com aglomerações. Adultos, até 07 (sete) dias após o início dos sintomas. Crianças menores de 12 (doze) anos, até 14 (quatorze) dias.– Lave as mãos freqüentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e após tocar os olhos, a boca e o nariz.

– Evite tocar nos olhos, nariz ou boca, pois suas secreções possuem grande quantidade de material infectante, sendo uma das maneiras de os germes se espalharem rapidamente.

– Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente, descartável.

– Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

– Nesse período, limite ambiente de trabalho e evite locais públicos, com aglomerações e ambientes fechados.  

EM CASOS SUSPEITOS E/OU CONFIRMADOS: 

– ISOLAMENTO DOMICILIAR – se você ficar doente deverá permanecer em casa e limitar o contato com outras pessoas para evitar a transmissão do vírus. Adultos, até 7 (sete) dias após o início dos sintomas. Crianças menores de 12 (doze) anos, até 14 (quatorze) dias.– Use máscara cirúrgica descartável, principalmente quando for falar com outras pessoas.– Lave as mãos freqüentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e após tocar os olhos, a boca e o nariz.

– Evite tocar nos olhos, nariz ou boca, pois suas secreções possuem grande quantidade de material infectante, sendo uma das maneiras de os germes se espalharem rapidamente.

– Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente, descartável.

– Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

– Mantenha os ambientes ventilados, principalmente em casa. Se possível recebendo luz solar.   

PLANTÃO DÚVIDAS/INFORMAÇÕES INFLUENZA A (H1N1) – GRIPE A

Secretaria Municipal de Saúde de Joaçaba – SC  

Fone: (49) 9133 2337