Joaçaba realiza etapa municipal do Moleque Bom de Bola

Encerrou na última sexta-feira(26), a fase municipal do Campeonato Escolar Catarinense Moleque Bom de Bola. A competição integra jovens de 11 á 14 anos das escolas públicas e privadas do Estado.

A etapa municipal contou com a participação de nove escolas: o Colégio Marista Frei Rogério, NUPERAJO – Núcleo Pedagógico Rural de Joaçaba, Escola Municipal Rotary Fritz Lucht, Colégio Santíssima, Colégio Superativo, CERT – Centro Educacional Roberto Trompowski, EEB Oscar Rodrigues da Nova, EEB Passos Maia e EEB Luiz Dacanalle.

Destas, seis escolas disputaram na categoria do masculino, o Colégio Marista Frei Rogério, Escola Municipal Rotary Fritz Lucht, Colégio Santíssima, Colégio Superativo, CERT – Centro Educacional Roberto Trompowski, EEB Oscar Rodrigues da Nova. Diante dos bons resultados o Colégio Frei Rogério e o CERT se classificaram para a final realizada da última sexta-feira,  a disputa terminou em um empate sem gols. A disputa foi para os pênaltis, e o Colégio Frei Rogério levou a melhor,  com um placar de 4 a 1.  O CERT ficou em segundo lugar e a Escola Municipal  Rotary em terceiro.

No feminino a disputa foi entre EEB Oscar Rodrigues da Nova e a Escola Básica Rotary Fritz Lucht, as meninas do Oscar venceram por 1 a 0. O Rotary ficou em segundo lugar e  o NUPERAJO em terceiro.

O jogo é de integração, por isso um pouco diferente; o professor deve convocar 16 jogadores, deles 11 iniciam jogando, o jogo é composto de quatro tempos de 10 minutos cada. Durante  jogo o professor deve promover substituições. É um jogo em que todos os convocados jogam.

Segundo Roberto Wesoloski, “o Betinho”, as competições motivam a participação de todos. “O Moleque Bom de Bola já é um evento tradicional, realizado todos os anos, é um jogo de inclusão, com um grande envolvimento das escolas. E incentiva o desporto bem como o trabalho em grupo, a integração e disciplina”, diz.

As disputas aconteceram no complexo Esportivo da UNOESC, sobre a responsabilidade da Secretaria de Educação através da Fundação Municipal de Esporte, Cultura e Lazer. Além de medalhas e troféus as equipes campeãs garantiram a participação na fase classificatória  da 7ª SDR, que acontece de 24 a 30 de agosto em Cadantuvas.

Dessa disputa sairá representantes para a etapa regional que será realizada em Timbó Grande de 21 a 25 de setembro. E desta sairá representantes que participarão da etapa estadual do Campeonato, de 28 de outubro a 1° de novembro em São João do Oeste.

Conheça a Competição.

O Campeonato Catarinense de Futebol Escolar, mais conhecido como Moleque Bom de Bola, está em sua 17ª edição e é uma promoção da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), RBS TV e Paraty com o apoio da Secretaria Estadual da Educação Ciência e Tecnologia e das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDR). As competições destinam-se aos alunos de 11 a 14 anos das escolas públicas e privadas do Estado.

Em todas essas etapas a competição já reuniu  100.431 alunos de 1.093 escolas de 273 municípios catarinenses. O Moleque Bom de Bola tem como objetivo desenvolver os princípios norteadores do esporte educacional catarinense: educação, participação, integração e cooperação.