Fundação Municipal de Esporte, Cultura e Lazer realiza reunião de lançamento dos JICS.

Joaçaba – Presidentes e representantes das associações de moradores dos Bairros, Vilas, Loteamentos e Distritos, do município de Joaçaba, reuniram-se ontem(24), na Câmara de Vereadores, para receberem as primeiras orientações sobre o JICS –  Jogos de Integração das Comunidades.  Os JICS têm como finalidade a integração dos bairros de Joaçaba através do esporte, desenvolvendo laços de cooperação, solidariedade e cidadania como fundamentos para um município melhor.

Para o Superintendente da Fundação Municipal de Esporte, Cultura e Lazer, Roberto Wesoloski, “o Betinho”, que faz parte da Coordenação Técnica do JICS/2009, mais de 38 comunidades estarão participando das competições. “O evento estará dando continuidade às ações da Fundação, pela reunião realizada hoje, teremos a presença maciça de todas as comunidades”, diz. “Estamos trabalhando dentro da proposta de levar o esporte para os bairros, promovendo o lazer, e a prática de esportes aliando a hábitos saudáveis. Toda essa mobilização implicará em uma saúde muito melhor, na disciplina, e na realização em trabalho de grupos”.

“O JICS será um evento que ira mobilizar toda cidade”, afirma Betinho. “A FME está investindo na comunidade, pois Joaçaba é conhecida pelos esportistas que competem em provas de rendimento, como a Natalia Zílio, por exemplo. Queremos oferecer a oportunidade também das comunidades praticarem esporte, saírem da rotina e promover uma vida mais saudável”, diz. “A Fundação subsidiará a partir do ano que vem, com que cada comunidade possua um projeto de esporte”, completa.

Os Jogos de Integração das Comunidades serão realizados em duas etapas. As competições entre os bairros terão início em sua primeira etapa, com algumas modalidades em 01 de agosto, e serão finalizadas em dezembro deste ano. As modalidades a serem disputadas na primeira etapa são:

Cabo de Guerra (Masc/Fem)

Futsal (Masc/Fem)

Bolão (Masc/Fem)

Voleibol (Masc/Fem)

Dominó (Masc/Fem)

Canastra (Masc/Fem)

Truco (Masc/Fem).

Já em sua segunda etapa, com início em novembro, serão disputadas as de:

Basquete (Masc/Fem)

Futebol Suíco 40 anos acima (Masc)

Bocha (Masc/Fem)

Atletismo Livre (Masc/Fem)

Corrida Rústica (Masc/Fem)

Tênis de Mesa (Masc/Fem)

Futebol Suíço até 16 anos (Masc/Fem)

Futebol Suíço (Fem).

O Superintendente lembra ainda de outros eventos que a FME realizará, como a 37ª OLIEJJHO – Olimpíada Estudantil de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna, a realizar-se de 17 a 25 de setembro. Promovendo o intercâmbio esportivo entre as escolas, difundindo a prática das várias modalidades esportivas, incentivando o surgimento de novos valores e fortalecendo os laços de amizade e camaradagem entre os estudantes e professores.

A OLIEJHO vem com novidades, como a OLIEJHO Cultural e a virtual, realizadas junto as competições esportivas. E envolverá os 3 municípios, já com 3 CCOs organizadas para que as competições aconteçam em conjunto entre as cidades.Entre as atividades realizadas pela FME, irá acontecer ainda o campeonato amador de futebol campo, no segundo semestre, e os jogos melhor idade no mês de julho.

COMO PARTICIPAR DOS JICS ?

A partir do dia 01 de julho, quarta-feira, o Regulamento do JICS/2009 estará à disposição online no site da Prefeitura Municipal de Joaçaba, (www.joacaba.sc.gov.br) ou então nas Associações de Moradores (Bairros), ou ainda poderão retirá-los na sede da Fundação Municipal de Esportes e Cultura (Casa da Cidadania, na Rua Tiradentes).

A confirmação de participação das modalidades que serão disputadas na 1ª etapa acontecerá no dia 15 de julho, quarta-feira, às 19h30min na Câmara Municipal de Vereadores. Esta confirmação será feita por meio de uma ficha própria entregue pela Coordenação do JICS. Além desta ficha, a Associação de Moradores (Bairro) deverá enviar um representante oficial para que se faça presente no Congresso Técnico da Competição.

O Congresso Técnico do JICS realizar-se-á no dia 15 de julho, quarta-feira, às 19h30min, na Câmara Municipal de Vereadores de Joaçaba. No Congresso Técnico a Associação de Moradores (Bairro) entregará a Ficha de Confirmação para a participação na 1ª etapa do JICS.

Associações de Moradores (Bairros) deverão entregar a Relação Nominal dos Participantes, por meio de Ficha fornecida pela Coordenação do JICS, no dia 24 de julho, na sede da Fundação Municipal de Esportes (Casa da Cidadania). Nesta ficha de inscrição deverá constar o nome completo do participante, a data de nascimento e o número de sua Carteira de Identidade. As fichas com a relação nominal dos participantes, obrigatoriamente, serão entregues digitadas, e o nome dos competidores deverá ser relacionado em ordem alfabética.

O atleta que representará a sua Associação (Bairro), obrigatoriamente, deverá residir no mesmo Bairro pelo qual está sendo inscrito. Quando existir algum caso do atleta residir em Bairros diferentes, o mesmo só poderá ser inscrito em apenas um destes Bairros.

A abertura do JICS será realizada no dia 01 de agosto, sábado, em local e horário a ser definido previamente pela Coordenação do Evento.