Prefeitura e SEBRAE lançaram o Projeto Desenvolvimento Econômico e Social de Joaçaba

Joaçaba – A Prefeitura e o SEBRAE – Serviço Brasileiros de Apoio a Pequena e Média Empresa, lançaram na noite do última quinta-feira(18), o projeto de Desenvolvimento Econômico e Social de Joaçaba. Uma parceria firmada entre o SEBRAE e a Prefeitura de Joaçaba que será desenvolvido entre os anos de 2009 e 2010. O objetivo do projeto é de fomentar o desenvolvimento do município, por meio de uma gestão eficaz e ao empreendedorismo. O Projeto foi uma solicitação do prefeito de Joaçaba Rafael Laske para que junto á ações como o Juro Zero pregadas em sua campanha, possa apoiar o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas do município.

O projeto possibilitará aos micro e pequenos empresários da cidade o acesso a tecnologia de gestão, processo e apoio a implementação de políticas publicas e programas que atendam as necessidades dos empresários.

O prefeito Rafael Laske destacou que a elaboração do plano possibilitará a discussão das ações com a comunidade, analisando suas necessidades e prioridades. “Daremos encaminhamento através desta parceria com o SEBRAE a um grande projeto de apoio as micro e pequenas empresas através do incentivo e capacitação. Um olhar especial ao potencial humano e social de nosso município. Iniciaremos essa integração com a comunidade pensando em Joaçaba e seu desenvolvimento a longo prazo, mas os investimentos precisam ser realizados agora", diz.

“As micro e pequenas empresas, tem uma grande importância dentro da economia local. Com a concretização deste projeto alavancaremos o crescimento de nossa cidade, pensando em que Joaçaba queremos para o futuro; gerando mais emprego e renda”, completa.

O diretor superintendente do SEBRAE/SC Carlos Guilherme Ziguelli ressaltou que, “o planejamento não deve ser pensado e feito apenas por uma cidade. Ninguém cresce sozinho, por isso este projeto é importante a todos o município da região meio oeste”, diz.

O projeto que foi apresentado pela coordenadora regional do SEBRAE, Sueli Bernardi, mostrando que a realização do projeto está dividida em seis etapas, que compreende desde o planejamento, a execução, avaliação e modernização, até a divulgação dos resultados finais do projeto. “Assim aumentaremos a competitividade dos setores produtivos de Joaçaba, apoiando a implementação das políticas públicas voltadas as micro e pequenas empresas”, diz.

O público alvo do projeto é de micro e pequenos empresários formais e informais, de pequeno porte e futuros empreendedores. As atividades serão desenvolvidas no período de junho de 2009 a dezembro de 2010, e serão atendidas 100 empresas. O investimento no projeto será de cerca de R$ 557,5 mil.

Entre as ações de políticas públicas de apoio aos empresários estão as previstas na Lei complementar 123/06 (Simples Nacional) e o acesso ao crédito com juro zero. Ampliando a  oportunidade de trabalho e renda no município.