Prefeitura e SEBRAE lançam o Projeto Desenvolvimento Econômico e Social de Joaçaba

Joaçaba – O Projeto Desenvolvimento Econômico e Social de Joaçaba é uma parceria entre o Sebrae e a Prefeitura de Joaçaba e será desenvolvido em 2009 e 2010. Para desenvolvimento dos trabalhos o projeto contratou o consultor Danilo Moritz que tem vasta experiência na área de gestão empresarial e políticas públicas. O Projeto foi uma solicitação do prefeito de Joaçaba Rafael Laske para que junto á ações como o Juro Zero pregadas em sua campanha, possa apoiar o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas do município.

Moritz salientou que com este Projeto será possível elaborar um Plano Integrado de Desenvolvimento Sócio e Econômico e Social de Joaçaba baseados em três focos principais: O primeiro é a modernização e desenvolvimento da gestão pública municipal. O segundo é a elaboração de um plano estratégico de desenvolvimento para Joaçaba, buscando respostas para a pergunta: O que Joaçaba quer para as gerações futuras? Esta resposta virá da comunidade. Para isso serão convidados para debater a questão associações comerciais, industriais, de bairros, sindicatos, enfim todas as entidades e órgãos de representatividade da cidade. Segundo o consultor o objetivo é avaliar num todo o cenário econômico atual e buscar alternativas para o desenvolvimento sustentável de Joaçaba.

O terceiro foco é uma ação imediata para o desenvolvimento do empreendedorismo com base nas micro e pequenas empresas, independente do setor em que atuam. De acordo com Sueli Bernardi, coordenadora regional do Sebrae Meio Oeste, para isso será realizado um senso econômico com a finalidade de identificar também as empresas que atuam na informalidade e oferecer ferramentas de gestão para que possam vir para a formalidade, tornando-as mais competitivas no mercado. “Este projeto irá trabalhar além do empreendedorismo local, no apoio a implementação de políticas públicas que venham ao encontro do fortalecimento das micro e pequenas empresas que é o grande foco do Sebrae”.

O prefeito Rafael Laske destacou que a elaboração do plano possibilitará a discussão das ações com a comunidade, analisando suas necessidades e prioridades. “Daremos encaminhamento através desta parceria com o Sebrae a um grande projeto de apoio as micro e pequenas empresas através do incentivo e capacitação. Um olhar especial ao potencial humano e social de nosso município. Iniciaremos essa integração com a comunidade pensando em Joaçaba e seu desenvolvimento a longo prazo, mas os investimentos precisam ser realizados agora", completa.

O evento de lançamento do Projeto Desenvolvimento Econômico Social de Joaçaba acontecerá nesta quinta-feira (18/06), á partir das 19 horas no Hotel Jaraguá. Estarão no evento o diretor superintendente do Sebrae/SC Carlos Guilherme Ziguelli, o diretor técnico do Sebrae/SC Anacleto Ângelo Ortigara e Ricardo Monguilhott gerente de projetos regionais e setoriais de Sebrae/SC.