11º Fórum da Rota da Amizade foi realizado em Treze Tílias
Treze Tílias – O Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau (RAC&VB), realizou no dia 4 de junho, no Parque Lindendorf em Treze Tílias o seu 11º Fórum. O tema desta edição foi “Construção da Política de Vendas” tendo como palestrante Enzo Arns, gerente nacional do Programa Vai Brasil e Viaja Mais Melhor Idade do Ministério do Turismo em parceria com a Braztoa – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo.
Estiveram presentes; Wilson Luiz de Macedo e Rose Koroll presidente e vice-presidente do Convention como demais membros da diretoria, prefeitos de Treze Tílias Romeu Rabuski e de Joaçaba Rafael Laske, diretor de Turismo de Joaçaba Junior de Sá, secretário de Turismo de Tangará Pedro Longo, vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico de Fraiburgo Edilberto Carlos Ferreira, secretária de Turismo de Treze Tílias Dirlei Barbieri Hofner, diretor da Companhia Hidromineral de Piratuba Cesar Leobet, e o presidente da Santur Waldir Walendowisky,
Também participaram do Fórum Sueli Bernardi coordenadora regional do Sebrae Meio Oeste, Marize Coletti da Ammoc, Davi Frozza diretor de Cultura de Herval d’ Oeste, prefeita de Frei Rogério Ivonete Zager Felisbino acompanhada de secretários e vereadores da cidade, o município é forte candidato a fazer parte da Rota da Amizade, vereadores da região e empresários parceiros. O protocolo foi conduzido pelo diretor institucional da Rota da Amizade Jaime Telles.
O prefeito de Treze Tílias Romeu Rabuski falou sobre a importância do Fórum “A indústria do turismo é muito potente. O poder público de Treze Tílias é parceiro, pois sabe da importância do turismo para a nossa cidade, nossas indústrias e comércio estão se empenhando cada vez mais para ajudar no desenvolvimento do turismo”
A geração de riqueza pelo turismo
O presidente da Rota da Amizade Wilson Luiz de Macedo fez uma explanação sobre o que representa economicamente o turismo para no mundo, Brasil, Santa Catarina e Rota da Amizade, dados que foram apresentados no WTTC em Florianópolis. No mundo o turismo gera 220 milhões de empregos e representa 10% do PIB mundial. No Brasil o turismo gera 8,1 milhões de empregos representando em torno de 3,6% do PIB nacional e recebe em média 5 milhões de embarques estrangeiros. Em Santa Catarina gera em torno de 500 mil empregos, cerca de 10 % do PIB, recebe em média 1 milhão de turistas estrangeiros. Na Rota da Amizade gera cerca de 5 mil empregos e recebe mais de 700 mil turistas ao ano.
A Rota da Amizade se destaca neste contexto pelas parcerias pública e privada como as Prefeituras, Governo do Estado e instituições como o Sebrae Unoesc e ABIH /SC, conta com 63 empreendimentos parceiros. “Na Rota da Amizade é compartilhado investimento público e privado, a exemplo do que acontece a nível de mundo, já no Brasil se tenta esta parceria e em Santa Catarina ela existe”.
Wilson também apresentou um balanço do investimento no projeto Rota da Amizade de dezembro de 2004 a dezembro de 2008. Pelo poder público foram cerca de R$ 7 milhões em infraestrutura e R$ 3,2 milhões do projeto. “Estes dados confirmam a importância da parceria do poder público e iniciativa privada para o sucesso do turismo”.
Construção da Política de Vendas
O palestrante da noite Enzo Arns, durante seu pronunciamento elogiou a proximidade do poder público através dos prefeitos e secretários de turismo com a Rota da Amizade. “É extremamente raro ver esta proximidade em qualquer outro lugar, a região da Rota da Amizade está de parabéns.”
Segundo Enzo o Brasil tem o diferencial procurado pelos turistas, é um país hospitaleiro e sabe receber e atender os turistas. “Mas temos a necessidade de estimular a criação e desenvolvimento de receptivos locais. Aqui na Rota da Amizade temos dois grandes receptivos, é preciso estimular a parceria dos empreendimentos turísticos com as agências”.
O Programa Viaja Mais Melhor Idade, segundo Enzo foi uma grande estratégia do Governo Federal e que pode impulsionar o turismo na região da Rota da Amizade. “Mas para isso vocês precisam mostrar o que tem, esta região possui todos os atrativos procurados por este público, a crise mundial não interferiu nos ganhos da melhor idade, ela continua recebendo seu salário normalmente e quer lazer”.
Enzo falou dos pacotes que o Ministério do Turismo tem criado para esta clientela e destacou o sucesso da iniciativa. “Enquanto o Chile vende em média 32 mil pacotes ao ano, o Brasil vendeu 200 mil pacotes em 2008. Outra finalidade do Programa é acabar com a sazonalidade. “É preciso divulgar de um jeito que as pessoas possam entender que o Brasil tem opção de turismo para o ano todo”.Aproveitando a vinda para a região, Enzo fez uma visita técnica na Rota da Amizade com o objetivo de conhecer os empreendimentos turísticos e criar pacotes formatados para o programa Viaja Mais Melhor Idade.
Durante o Fórum foi lançado o livro “Competição e Cooperação em Aglomerados de Empresas Turísticas” de autoria do professor da Unoesc José Elmar Feger. A edição resgata a evolução do turismo da região desde a criação do projeto Rota da Amizade e faz um comparativo entre as empresas que aderiram e aquelas que não aderiram ao Convention.
A solenidade da transferência oficial da sede da Federação de Convention e Visitors Bureaux de Santa Catarina (FC&VB/SC), de Joinville para Joaçaba, marcou a programação do fórum. O ato de assinatura oficializando a transferência foi feito pelo presidente Ricardo Ziemath e pelo prefeito de Joaçaba Rafael Laske. A sede passa a funcionar junto ao escritório da Rota da Amizade.
Ziemath citou a importância da mudança da sede para Joaçaba. “Com a mudança de sede para o interior do Estado poderemos mostrar as características importantes e fortes da cultura local, divulgando o turismo do interior para todo o Brasil e exterior. Com a sede em Joaçaba poderemos fazer a aproximação de políticos e cidadãos”.
Outro empreendimento parceiro da Rota da Amizade recebeu a Certificação de Qualidade Turística Rota da Amizade; a Rádio Tropical FM de Treze Tílias, única emissora de rádio a participar do Convention. O diretor da Tropical FM Nereu Lopes e sua esposa Odete receberam a certificação. Nereu afirmou que é de grande valia para a rádio receber o certificado. “A emissora realmente se engajou no projeto da Rota da Amizade pelo desenvolvimento do turismo sustentável na nossa região, agradeço primeiramente a minha equipe a quem devo esta conquista e a Rota de quem recebemos o reconhecimento, esse é só o começo de uma grande responsabilidade pra nós.”
O presidente da Santur Waldir Walendowisky destacou que o Governo do Estado tem feito seu papel. “O governo prima pela descentralização e no turismo isso não é diferente, regionalizamos as ações, implantamos a Secretaria do Turismo, o Conselho Estadual, o Funturismo, estamos em consonância com a política nacional divulgando e apoiando as nossas nove regiões turísticas”.
A Rota da Amizade também fez questão de homenagear grandes parceiros, presenteando-os com a mascote na forma da logo marca do Convention. Receberam as homenagens o prefeito de Treze Tílias Romeu Luiz Rabuski, o prefeito de Piratuba Adélio Spanholi representado por Cezar Leobet, prefeito de Joaçaba Rafael Laske, prefeito de Tangará Robens Rech representado pelo secretário de Turismo Pedro Longo, o prefeito de Fraiburgo Nelmar Pinz representado pelo vice-prefeito Edilberto Carlos Ferreira, coordenadora regional do Sebrae Meio Oeste Sueli Bernardi, o presidente da Santur Waldir Walendowisky. Enzo Arns recebeu lembranças com produtos regionais.
Encerrando o fórum o público participante foi premiado com belas apresentações culturais de Taiko (tambor), da cultura japonesa do município de Frei Rogério. O Grupo de danças Lindental de Treze Tílias também fez belas apresentações interagindo com o público. Finalizando a noite foi servido jantar preparado pelas famílias Felder e Koroll, anfitriãs do evento e proprietárias do Park Lindendorf. O Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau é uma parceria entre o Sebrae, Santur, Unoesc, Senac, SDRs de Joaçaba, Videira e Concórdia, ABIH/SC, das Prefeituras de Fraiburgo, Tangará, Treze Tílias, Joaçaba e Piratuba e empresas de Videira e Pinheiro Preto.
Colaboração: Joce Pereira