SUPERINTENDENTE DE ESPORTE E CULTURA PARTICIPOU DE FÓRUM INTERNACIONAL

O Superintendente da Fundação Municipal de Cultura Esporte e Lazer de Joaçaba, Roberto Wesoloski, esteve participando nos últimos dias 27 a 30 de junho do 80 FÓRUM INTERNACIONAL DE ESPORTE, realizado na cidade de Florianópolis. O tema principal de discussão do Fórum foi: “ESPORTE E LAZER NOS ESPAÇO URBANOS ”, que segundo especialistas, palestrantes e conferencistas, configura-se no maior desafio para as administrações públicas, uma vez que o crescimento desordenado das cidades tem reduzido significativamente os espaços urbanos para a prática de esporte e o lazer.

O Superintendente da Fundação Municipal de Joaçaba teve a oportunidade de acompanhar várias palestras e cursos durante o evento. Dentre eles uma mesa de debates com os prefeitos de Blumenau(João Paulo Kleinubng) e Maringá (Silvio Magalhães Barros) que apresentaram as experiências positivas desenvolvidas nessas cidades em especial a utilização de praças e vias públicas para instalação de academias populares com equipamentos desenvolvidos especificamente para essa finalidade. O Superintendente teve inclusive contato com a empresa fabricante dos equipamentos e com uma empresa de softwares para a área de saúde que possivelmente estará patrocinando uma academia popular para  município de Joaçaba.

Também esteve na pauta do Superintendente, dois cursos sobre elaboração de projetos para o terceiro setor e um curso sobre planejamento estratégico para entidades desportivas.

Na abertura do evento uma palestra com o Jornalista esportivo da Rede Globo João Pedro Paes Leme co o título: PERSONAGENS DE UMA MUDANÇA SILENCIOSA, abordando várias iniciativas de pessoas ligadas a entidades não governamentais que transformaram a localidade e a sociedade onde vivem com ações através do esporte. Na palestra do jornalista abordou-se a disputa entre o espaço real e o espaço virtual, que tem sido a grande preocupação pela concorrência desleal que o computador e a internet exercem sobre as crianças em relação aos espaços de lazer.

Wesoloski teve inclusive, a oportunidade de dialogar com o jornalista expondo a  experiência que se pretende implantar em Joaçaba com a realização da OLIEJHO Virtual, como forma de promover uma competição entre as escolas, utilizando o computador e a Internet. Também foi motivo da conversa a atleta Natalia Zilio Pereira uma vez que a mesma é oriunda de um projeto social nos moldes daqueles apresentados por Paes Leme.

Paralelamente ao Fórum, o Superintendente também participou do ENCONTRO CATARINENSE DE PARLAMENTARES E DIRIGINTES DO ESPORTE, onde foi possível trocar experiências com outras cidades e dirigentes, em especial com o Superintendente da Fundação Municipal de Esportes de Blumenau, Sérgio Galdino. Abrindo um canal de comunicação para eventuais parcerias, uma vez que Galdino mostrou-se muito interessado em promover um Fórum Municipal e um resgate da história do esporte daquela cidade, a exemplo do que aconteceu em Joaçaba, no Fórum organizado e promovido pela Fundação Municipal. Outro que também marcou presença no evento e esteve em contato com Wesoloski foi o Catarinense assessor do Ministério do Esporte, João Ghizoni que colocou-se a disposição para parcerias com o Ministério do Esporte.

“Em síntese, a participação foi muito proveitosa, porque resultou em aprendizado e agregação de novos conhecimentos; além de contatos que poderão trazer benefícios para a cidade de Joaçaba”, diz. A idéia que fica desse aprendizado segundo Wesoloski é de, “revitalizar o espaço urbano para fazer dele o ponto de encontro das pessoas e em instrumento efetivo para conquista da cidadania”, completa.