Professores da rede pública de ensino começam a escolher os livros didáticos a serem utilizados nos próximos anos.

Na última quinta feira(21), professores, diretores e coordenadores pedagógicos, estiveram reunidos no Hotel Jaraguá, para a escolha do livro didático para as séries iniciais, 1ª e 5ª séries. Estiveram reunidos professores da rede municipal de ensino e estadual.

As editoras que apresentaram e irão apresentar seus livros, tiveram o material selecionado pelo Ministério Educação, e promovem agora um momento para demonstração e análise de alguns dos livros selecionados, com assessores pedagógicos das respectivas editoras.

A editora FTD foi primeira a apresentar seu material pedagógico, abordando o tema, O desenvolvimento sustentável, com explanação da professora,  Milena Santiago dos Passos Lima. Ela salienta que, “a década da educação para o desenvolvimento sustentável só poderá acontecer se os gestores e os educadores do sistema formal de ensino promover uma educação que propicie a compreensão do funcionamento da teia da vida, que torne possível a percepção das estreitas conexões existentes entre as condições do ambiente, as condições sociais e as condições econômicas. Às escolas cabe a missão de construir os alicerces de um novo paradigma, um outro modelo de civilização”, diz.

As próximas editoras que irão apresentar seus materiais, são: a editora Ática, com o tema Ler e escrever: Direito de todos, no próximo dia 02 de junho, no auditório do Colégio SuperAtivo. E a editora Moderna, com o tema, Competência Comunicativa, no dia 04 de junho, no Hotel Jaraguá.

Mercedes Luiza Nascimento, Coordenadora Pedagógica de  1° a 9° ano, fala que essas exposições dos materiais didáticos pelas editoras, “são essenciais, para o conhecimento do material escolhido pelo Ministério da Educação e para que as professoras possam desenvolver seus métodos de trabalhos”, diz.

A escolha do material democraticamente e com a mobilização das escolas será feita este ano, para que no início de 2010 seja utilizado. O material será utilizado até 2013. “Essa apresentações por parte das editoras, com a presença dos professores visa oferecer às escolas, professores e alunos conteúdo pedagógico-didático de qualidade, participando e promovendo ativamente a transformação, evolução e ascensão do ensino da formação ética e educacional do ser humano”, salienta o Secretário de Educação, Sérgio Lazzarini.