Escola Anita Lopes desenvolve projeto de Astronomia.

Durante todo o ano de 2009, os alunos da 3ª e 4ª Série do Ensino Fundamental da Escola Municipal Anita Lopes Vieira, trabalharão o projeto “Viajando pelo Universo” com uma proposta de trabalho pedagógico que visa a interdisciplinaridade e a ampliação das capacidades dos alunos com relação a observar, conhecer, pesquisar, explicar, comparar e representar sua inserção no universo.

O estudo tem o objetivo de estimular o interesse dos alunos pela Astronomia e Ciências afins, de maneira a apoiar e complementar as disciplinas do currículo escolar com atividades criativas; sendo uma ferramenta para aperfeiçoar o ensino, e como tal, favorecer ao aluno a melhor compreensão das questões da  Matemática, Ciências, Geografia, História, Português entre outras através da experimentação lúdica e interativa. Na noite do dia 06 de abril, os alunos, da 3ª e 4ª série, visitaram o Observatório Domingos Forlin na cidade Videira, uma referência nacional no ramo da astronomia.

Os alunos tiveram a oportunidade de assistir uma palestra com o  Professor Gilmar Marcos de Oliveira, pós-graduado em Ciências Físicas e Biológicas. Bem como projeções de imagens e observar estrelas, planetas, constelações nebulosas e asteróides; utilizando os modernos telescópios de longo alcance do tipo Newtonanos Celestes refletores e Telescópios computadorizados Mead Refratores que se faz presente no Observatório.

Segundo Claudia Marien Arnhold, Coordenadora Pedagógica da Escola, “levar os alunos para passear e estudar no Observatório foi uma atividade muito produtiva, prazerosa e interessante, pois os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a imensidade do cosmos em que estamos inseridos; situando-se como indivíduo participativo e parte integrante do universo e cidadão responsável por suas atitudes”, diz.

“Em sala de aula, os professores darão continuidade ao trabalho realizado com a visita ao Observatório, propondo para os alunos façam relatórios escritos sobre o passeio; o que acharam do mesmo, o que conseguiram comprovar, quais as novidades que descobriram e aquilo que mais lhes chamou a atenção”, completa.