Prefeito Rafael Laske anuncia instalação de unidade do SENAI em Joaçaba.

Joaçaba – “Uma conquista para Joaçaba”, assim o Prefeito Rafael Laske classificou a vinda de uma unidade do SENAI para o município. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira(14), durante entrevista coletiva concedida a imprensa.

“Estávamos tratando sobre o assunto há quase dois meses com a direção estadual do SENAI. Assim que tive a confirmação fiz questão de convocar a imprensa para que levasse esta boa notícia a toda nossa comunidade.”

A unidade a ser instalada em Joaçaba vai beneficiar estudantes de 14 a 24 anos, que queiram ingressar no mercado de trabalho ou mesmo se especializar. Serão oferecidos cursos voltados para a área metal mecânica e automotiva. A princípio 250 vagas estarão sendo disponibilizadas.

Serão investidos pelo SENAI/SC, mais de R$ 2,5 milhão, a prefeitura entrará com o terreno, que já está sendo viabilizado na cidade alta, e também com uma contrapartida no valor de R$ 300 mil.

A intenção é de que a área seja disponibilizada até o mês de junho, quando os trabalhos de construção deverão ser iniciados. A expectativa é de que até o final do ano a obra esteja concluída. Com  o passar dos anos o SENAI pretende continuar investindo na unidade e ampliando a capacidade para oferecer mais cursos e vagas.

Segundo o prefeito a criação da unidade em Joaçaba era uma de suas promessas ainda na época da campanha eleitoral.

“Conversamos com muitos empresários para saber quais eram as necessidades,na área da indústria metal mecânica o principal problema apontado foi a falta de mão de obra especializada.Diante desta situação fomos atrás das soluções e conseguimos esta grande conquista.”

Decisão comemorada por metalúrgicos.

A notícia foi recebida com satisfação pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Joaçaba. Atualmente existe sobra de vagas na indústria metal mecânicas devido a falta de qualificação profissional.

Entre Joaçaba e Herval d´Oeste são 60 empresas na área,o que caracteriza o município como pólo regional.

“Recebemos a notícia como um fato muito importante. Hoje algumas empresas estão formando um quadro de profissionais dentro das próprias unidade para formar os mais jovens. Com a chegada desta unidade os alunos já sairão preparados para atuar nas indústrias.”Declarou José Luiz Pazini,Presidente do sindicato dos Metalúrgicos.