Prefeitura Municipal constata que atos de vandalismo estão ocorrendo em patrimônios públicos.

A Praça da Catedral tem sido alvo de vandalismo nos últimos dias. A constatação foi feita nesta semana, depois de terem aparecido no local várias marcas de pneus, aparentemente feito por motos, indicando que houve no local um “borrachão”, ou seja, a queima de pneus. Além disso, bancos e lajotas foram danificados, e muito lixo fora encontrado nos canteiros e próximo ao palco.

A Prefeitura Municipal está preocupada com esses atos, já que foram constatados logo após o local ter recebido melhorias; que foram feitas através de recursos arrecadados do Carnafolia. Foram promovidas a limpeza do local, troca de bancos, banheiros, recuperação da concha acústica, nova pintura do palco, muros, calçadas. Investimentos que ultrapassam R$ 10 mil.

“As melhorias eram necessárias, afinal é um local de entretenimento e lazer”; diz o chefe de gabinete Eli Martins. Espera-se que a população se conscientize sobre a importância do patrimônio público. “A prefeitura esta fazendo o melhor para deixar a cidade mais bonita,  proporcionar mais qualidade de vida aos joaçabenses”, diz, lembrando que nos próximos dias a Praça da Catedral ainda receberá árvores ornamentais.

O diretor de Eventos e presidente do Carnafolia, José Otávio Calliari Filho (Tuti), responsável por destinar os valores para a revitalização da praça, acompanhou as melhorias feitas no local, e salientou que “a intenção foi de dar assistência para melhorar o patrimônio, já que foi utilizado para o evento do Carnafolia, e sempre ocorrem algumas deteriorações; mas em apenas duas semanas de realizadas as melhorias na praça, alguns vândalos já danificaram o local”.

Várias obras de recuperação estão acontecendo no município estão simultaneamente. Iniciativa que contemplará a Praça da Rodoviária e Adolfo Konder em frente à Prefeitura. “Há muito tempo que essa manutenção não era realizada em nossas praças. Agora esperamos que a população contribua. Pois é uma questão de educação”. Conforme o chefe de gabinete, o ato de vandalismo, além de deteriorar o patrimônio público, causa prejuízos econômicos aos cofres do município.

O ATO DE VANDALISMO:

Vandalismo é crime, de acordo com o artigo 163 do Código Penal Brasileiro, o autor do delito fica sujeito a prisão, de seis meses a três anos e multa por danos ao patrimônio público.