Nova Petrópolis vai receber o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural.
Joaçaba – Uma força tarefa, formada por 15 pessoas de vários órgãos federais e estaduais, estará em Joaçaba, este final de semana, para um mutirão pela inclusão de quem não possui documentos pessoais.
O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural será desenvolvido na comunidade de Nova Petrópolis durante o sábado, dia 4, começando ás 8hs e indo até ás 17. Ao contrário do nome, o objetivo não é só atender as mulheres, mas sim todas as famílias com a confecção de carteiras de identidade, CPF e carteira profissional.
Todos os documentos são feitos de forma gratuita, o que representa uma economia importante, já que apenas para a confecção da carteira de identidade são gastos atualmente cerca de R$ 40. A gratuidade é garantida por que o Governo Federal, que patrocina o programa, também assume os gastos com os documentos.
Durante a realização do programa, crianças com menos de um ano de idade podem ser inscritas e fazer o CPF, quem ainda não tem a carteira de identidade também pode solicitar a sua. Em caso de segunda via do documento a confecção também é possível com a apresentação da certidão de nascimento ou casamento, ambas originais.
Quem tem a carteira de identidade com data de expedição anterior a 1999 também pode fazer uma nova,já que os documentos anteriores são considerados vencidos e precisam ser renovadas.As fotos para os documentos serão feitas na hora e também de forma gratuita.
A ação acontece em Joaçaba por que o município faz parte de uma área denominada como Território da Cidadania,que é contemplada com ações e verbas do Governo Federal.
Segundo a Seguradora do Programa Nacional da Trabalhadora Rural,Sonia Teixeira, o Projeto estava programado para acontecer ainda em 2008 em Joaçaba,mas mesmo com o atraso não será o único,já que o planejamento contempla outras atividades ainda neste ano.Ela ressalta que é importante para o município sediar estes projetos.
“É muito importante por que mais a frente,quando o município precisar de recursos federais,vai ter facilidade se comprovar que é parceiro neste tipo de ação.”
Estarão envolvidas no projeto as seguintes entidades; Caixa Econômica Federal, Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária(INCRA), Instituto Nacional de Seguridade Social(INSS) e Delegacia Regional do Trabalho.
As atividades estarão sendo desenvolvidas no salão da comunidade de Nova Petrópolis.