CEI Rosa Branco desenvolve projeto para educação infantil abordando a poesia.

BRINCANDO COM A IMAGINAÇÃO NO MUNDO DA POESIA” 

Durante o ano de 2009, as crianças do Centro de Educação Infantil Rosa Branco irão conviver diariamente com os versos, ouvindo poesias, desenvolvendo inúmeras atividades relacionadas ao universo poético e suas infinitas possibilidades.

 

Segundo a diretora do Centro de Educação Infantil Rosa Branco, Vera Wolf, “o trabalho com poesias, especialmente na educação infantil é raro, em parte porque muitos adultos acreditam que a poesia é um recurso sofisticado demais para as crianças; e em parte porque, em um mundo cada vez mais objetivo e apressado, nos esquecemos da própria poesia que pode existir no cotidiano”, diz.

 

Mas, o que o projeto “ Brincando com a imaginação no mundo da poesia” vai mostrar, com certeza, é que a música das palavras pode e vai aumentar ainda mais o interesse das crianças pelas poesias. Mais do que isso, a poesia provoca o inusitado, o inesperado, a expansão do sentido do que pensamos e do que queremos dizer. Há coisa que só são traduzidas por meio da poesia, pois a poesia não é só para ler. É para desenhar, recortar, pensar, criar, colorir, brincar, inventar e aprender.

 

A experiência lingüística começa com o nascimento, quando os primeiros sons e acordes são ouvidos. O som, primariamente, extrapola o significado nas parlendas, canções de ninar, poemas. Em seu cotidiano, a criança vive a poesia através das brincadeiras, da invenção de rimas, dos trava-línguas, músicas, etc. É na atividade criativa com a língua que a criança constrói formas originais de ver o mundo.

 A partir de agora, todo dia é dia de poesia no CEI Rosa Branco! E Vinícius de Moraes motivou a todos nesses últimos dias, com sua poesia “A Casa”, muitas aprendizagens, muita diversão, confira nas fotos do BI, BII, BIII e Maternal.