Prefeitura e Corpo de Bombeiros entregam relatório sobre situação do Silveirão.

Joaçaba – O setor de engenharia da Prefeitura Municipal de Joaçaba entregou na tarde desta segunda-feira(23), o relatório final sobre a vistoria no Ginásio de Esportes Ivo Silveira.

O trabalho foi realizado no último dia 13,quando técnicos da prefeitura e do Corpo de Bombeiros observaram todas as condições,desde a estrutura até os equipamentos de segurança.

Na oportunidade vários problemas foram levantados, como as dimensões de corredores, que não são adequadas, o risco de desabamento do telhado, já que algumas vigas de madeira apresentam rupturas devido a umidade , falta de telhas  e de sanitários.

Outro aspecto negativo encontrado foi a dificuldade de acesso, principalmente para deficientes, já que não existem rampas e nem adaptações nos banheiros.

A parte elétrica é outro grande problema, com fios a mostra e caixas de força onde qualquer pessoa pode ter acesso.

O relatório foi encaminhado para o Prefeito Rafael Laske e também para o Promotor de Justiça Márcio Conti Júnior, que solicitou uma cópia do material.

Pelo relatório apresentado pela prefeitura, que contém 16 páginas, os técnicos recomendaram que seja feita de forma urgente o escoramento de uma das vigas que dão sustentação ao telhado,já que apresenta sérios riscos de se romper.A médio prazo a recomendação é para que o telhado seja totalmente refeito.

Outras várias melhorias são sugeridas, como substituição de aberturas, reparos em telhas, regularização e adaptação de sanitários e reformas na quadra.

Mesmo atendendo estas exigências, a conclusão do laudo e de que as melhorias teriam um valor elevado e não chegariam a  resolver os problemas.

Corpo de Bombeiros.

No laudo final do Corpo de Bombeiros foram elencadas 8 situações irregulares, entre elas, que o ginásio não tem projeto contra incêndio, faltam extintores, sistema de iluminação de emergência e pára-raios.

Segundo o Secretário Municipal de Planejamento e Obras Luiz Robério,as condições atuais são preocupantes,principalmente a estrutura do telhado.

“Sugerimos no relatório que não aconteçam atividades de grande porte no Silveirão.Enquanto não se tomar uma atitude com relação a viga que está danificada, seria interessante que as dependências não fossem usadas para qualquer tipo de evento que reunisse grande público.”

De posse da documentação o Ministério Público pode interditar o ginásio até que os problemas sejam resolvidos, mas a intenção da administração municipal é de não investir recursos na reforma e sim criar um espaço diferenciado no local.

“Uma reforma não seria o melhor para o Silveirão,o custo é muito elevado.Temos idéia de criar naquele espaço um projeto maior,voltado para a recreação e o lazer de toda a comunidade.Isso envolveria até mesmo o estádio municipal.”Informou o Prefeito Rafael Laske.

Em um primeiro momento ,o custo aproximado para se fazer uma reforma e adaptar o ginásio passaria dos R$ 800 mil,mesmo assim a manutenção teria que ser feita de forma continuada,evitando que o mesmo problema encontrado hoje se repetisse.